"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Toda a solidariedade à companheira Cleide Donária! Pelo fim da Polícia Militar e de todas as polícias! - 19/08/2014



Toda a solidariedade
 à companheira Cleide Donária!
Pelo fim da Polícia Militar e de todas as polícias!

            Nós, do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania-BH, manifestamos irrestrita solidariedade à companheira Cleide Donária, do Partido da Causa Operária/PCO.  No dia 15 de setembro, Cleide foi barbaramente agredida por um homem de cerca de 30 anos, armado, que atuou com a truculência própria de um agente policial. Este espancou Cleide, deu socos no seu estômago, atirou-a ao chão, cuspiu nela repetidas vezes enquanto a ofendia aos gritos: “Dissolve a PM agora, sua prostituta, sua negra vagabunda!”.
            
Cleide Donária participa ativamente da luta pelo fim da Polícia Militar e pelo desmantelamento do aparato repressivo.  Nós, do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania, consideramos justa e legítima esta causa:  a Policia Militar brasileira é  a mais violenta do mundo - responsável pelo maior número de assassinatos entre todos os países do planeta.  A tortura continua a ser uma das instituições nacionais mais sólidas – a PM é uma das principais responsáveis pela sua consolidação.  A PM garante também a implementação das políticas de Estado que salvaguardam os interesses exclusivos da propriedade e do capital: a guerra generalizada contra os pobres; a política de encarceramento em massa; o genocídio institucionalizado de jovens, negros, indígenas e pobres; a criminalização das lutas dos estudantes, dos trabalhadores e do povo; a criminalização do dissenso.  No cinquentenário do golpe militar, o legado da ditadura (1964-1985) se efetiva a ponto de se banalizar.

O agressor da companheira Cleide Donária procurou atingí-la na sua condição de mulher, negra, trabalhadora e militante.  Não se trata, certamente, de fato isolado ou episódico.  Trata-se do aprofundamento da situação de barbárie em vigor no Brasil: são também seus componentes essenciais o racismo estrutural, a discriminação e o extermínio sistêmicos de mulheres, de negros e da comunidade LGBT.

Repudiamos com veemência esta situação de barbárie, da qual faz parte a agressão sofrida por Cleide.  Tal agressão atinge não só a companheira, mas todas e todos que lutam contra a exploração, a opressão e a repressão.  Reiteramos nossa solidariedade irrestrita à companheira Cleide Donária.

Belo Horizonte, 19 de setembro de 2014

INSTITUTO HELENA GRECO 
DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA – (IHG-BH/MG)


institutohelenagreco.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário