"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

sábado, 22 de novembro de 2014

MÃES DE MAIO NA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO CALS/UFMG


Mães de Maio no CALS/UFMG

Na Semana da Consciência Negra na UFMG, dia 21/11/2014, no CALS (Centro Acadêmico de Antropologia da UFMG), foi realizado o evento Cine & Debate - Curta: Apelo. Após a exibição do curta houve roda de conversa com a participação de Débora Silva, do movimento Mães de Maio/SP, e com a realizadora do curta, Clara Ianni.

O curta Apelo foi filmado no histórico cemitério Dom Bosco, em Perus, na periferia da região oeste da cidade de São Paulo. No dia 4 de novembro de 1990 foi aberta uma vala clandestina que escancara o terror de Estado da ditadura militar. Esta vala clandestina – conhecida como Vala de Perus - data dos anos 1970. Nela foram jogadas vítimas da violência policial, política e institucional: pessoas tratadas como indigentes, pessoas em situação de rua, jovens negros; vítimas dos grupos de extermínio, como alguns presos tirados do presídio Tiradentes ou pessoas que foram arrancadas de suas casas para serem assassinados; crianças vítimas da desnutrição infantil e de doenças; e presos políticos ‘desaparecidos’ assassinados pela ditadura militar.

Hoje, o Cemitério de Perus serve aos mesmos fins, o que demonstra a continuidade da prática de extermínio e do terror de Estado - é esta a denúncia do curta.

São os seguintes os dizeres do monumento em homenagem às vítimas da ditadura e às pessoas enterradas no Cemitério de Perus, iniciativa da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos:

“Aqui, os ditadores tentaram esconder os desaparecidos políticos, as vítimas da fome, as vítimas da violência do Estado policial e dos esquadrões da morte e, sobretudo, os direitos dos cidadãos pobres da cidade de São Paulo. Fica registrado que os crimes contra a liberdade serão sempre descobertos.” 


22/11/2014 - BH/MG
Foto/Texto/Arquivo: IHG

Nenhum comentário:

Postar um comentário