"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

sábado, 4 de julho de 2015

REPRESSÃO DA PM CONTRA MC DO MORRO DO PAPAGAIO


NOSSO REPÚDIO À REPRESSÃO DA PM CONTRA GAROTO (14 ANOS) 
MC DO MORRO DO PAPAGAIO (BELO HORIZONTE/MG)

            Na última 4ª feira (01/07/2015), a Polícia Militar de Minas Gerais/PMMG, mais uma vez, escancarou sua truculência ao apreender (leia-se prender) um adolescente de 14 anos morador do Morro do Papagaio.  O jovem é MC da região. 

Policiais do 22º Batalhão da PMMG empreenderam verdadeira caça ao garoto e o localizaram próximo à sua casa.  O motivo: críticas à atuação da PM, a qual tem longa história de violência e repressão naquele aglomerado.  O jovem fez apenas uma postagem em rede social. Ele – sem nenhuma passagem pela polícia - agora está sendo acusado de injúria.  Foi encaminhado para  Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH).

Trata-se de mais uma ofensiva no reforço da criminalização da infância e da juventude neste país cuja Polícia Militar é considerada a mais violenta do mundo. Tal ofensiva coincide com a aprovação em primeiro turno na Câmara Federal da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, que, por sua vez, escancarou o processo de fascistização institucional que tem se aprofundado cada vez mais.

Repudiamos com veemência a apreensão do jovem morador do Morro do Papagaio e a violência da Polícia Militar. Não aceitamos definitivamente que se consolide a criminalização da nossa infância e juventude promovida por este Estado Penal que é a verdadeira face do mal chamado Estado democrático de direito. Este se materializa numa guerra generalizada contra os pobres, na política de encarceramento e no genocídio institucionalizado de jovens negras e negos, indígenas e pobres. As principais vítimas, portanto, são sempre os filhos da classe trabalhadora.

ABAIXO A REPRESSÃO!

ABAIXO A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PELA!

PELO FIM DA POLÍCIA MILITAR!

Belo Horizoznte, 3 de julho de 2015.

INSTITUTO HELENA GRECO DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA 
(IHG-BH/MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário