"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

NOTÍCIA SOBRE A III MARCHA INTERNACIONAL CONTRA O GENOCÍDIO DO POVO NEGRO


NOTÍCIA SOBRE A III MARCHA INTERNACIONAL CONTRA O GENOCÍDIO DO POVO NEGRO 
 (Realizada em Salvador/BA, 24 de agosto de 2015)
  
            Foi realizada em Salvador/BA, no dia 24 de agosto de 2015, a III Marcha Internacional contra o Genocídio do Povo Negro convocada pela Campanha Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto.  O povo negro tomou as ruas da cidade: milhares de pessoas se concentraram no Largo dos Aflitos, a partir das 15h, em frente ao quartel da Polícia Militar mais antigo do Brasil – representação secular da prática colonialista, eugenista, higienista, racista e genocida que ainda vigora no país. Tal prática tem sido levada às máximas consequências em Salvador cujo verdadeiro nome é cidade-túmulo, segundo a Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será MortoParticiparam da marcha representativas delegações de todo o Brasil, além de expressivas delegações internacionais.

            A marcha prosseguiu pela Rua Carlos Gomes até chegar em frente da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, outra representação do genocídio institucionalizado no país.  Tal prática – de longa duração – tem se mantido nas gestões petistas de Jaques Wagner/Rui Costa.  Seu secretário de segurança, Maurício Barbosa, continua a implementar a execução em massa do povo negro sempre com o pretexto  da guerra contra as drogas.

            A III Marcha Internacional contra o Genocídio do Povo Negro foi coordenada pelas mulheres militantes da Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto e familiares das vítimas das chacinas periódicas perpetradas pela polícia racista e genocida em todo o país. O protagonismo das mulheres negras é uma das peculiaridades alvissareiras da Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto.

            A denúncia da Chacina do Cabula (Vila Moisés, Salvador-BA, fevereiro/2015) e da absolvição pela juíza Marivalda Almeida Moutinho em rito sumário de todos os militares assassinos responsáveis por ela (julho/2015) constituíram um dos eixos da marcha cujo foco foi o combate à barbárie institucionalizada contra o povo negro.

            Outro eixo que norteou a III Marcha Internacional contra o Genocídio do Povo Negro foi a revigorante reafirmação da coerência da postura apartidária, da combatividade, radicalidade, independência e autonomia peculiares à luta da Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será MortoNa prática da ação direta, houve importante e necessária demarcação com o reformismo, o peleguismo e o gabinetismo de movimentos, ONGs, organizações políticas, partidos, setores ditos de esquerda e do movimento negro que insistem em se manter atrelados ao Estado, aos governos, aos editais e, até, ao aparato repressivo.

            Na manhã do dia 24 de agosto de 2015, antes de partir para a marcha, o campo de futebol da Vila Moisés – palco da Chacina do Cabula, onde foram massacrados os jovens negros em fevereiro deste ano – foi transformado em permanente lugar de memória da luta contra o genocídio do povo negro a partir de ato de inauguração de um Memorial com a seguinte inscrição:

Em memória dos nossos mortos mantemos viva a
luta do povo negro na diáspora.
Campanha Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto
24 de agosto de 2015

            O Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania teve a honra de participar diretamente como apoiador deste processo.  Reiteramos nossa homenagem aos nossos irmãos negros massacrados pela polícia racista e assassina.  Reiteramos também nosso apoio incondicional à Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto, aos familiares das vítimas, aos sobreviventes e aos moradores das comunidades assoladas pela repressão sistêmica da polícia e da política de genocídio institucionalizado do povo negro.  Reafirmamos nossa identidade com os princípios de radicalidade, autonomia, independência e autogestão praticados pela Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto.  Repudiamos com veemência todas as perseguições, ameaças e provocações sofridas pelos militantes desta luta - partam elas do aparato repressivo genocida, fascista e racista ou daqueles partidos, organizações políticas e movimentos que se mantêm atrelados ao aparelho de Estado.

Contra o genocídio do povo negro, nem um passo atrás!

Não acabou, tem que acabar, eu quero o fim da Polícia Militar!

Viva a luta da Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto!


 Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania.
Belo Horizonte, 31 de agosto de 2015

·         Leia também:

- PELO FIM DO GENOCÍDIO DO POVO NEGRO! PELA RESPONSABILIZAÇÃO E PUNIÇÃO DE TODOS OS RESPONSÁVEIS PELA CHACINA DO CABULA, SALVADOR/BAHIA (Nota de 30 de julho de 2015):

 http://institutohelenagreco.blogspot.com.br/2015/07/pelo-fim-do-genocidio-do-povo-negro.html


- III MARCHA INTERNACIONAL CONTRA O GENOCÍDIO DO POVO NEGRO - 24 DE AGOSTO - SALVADOR/BAHIA! 
(Comunicado de 18 de agosto de 2015):
http://institutohelenagreco.blogspot.com.br/2015/08/iii-marcha-internacional-contra-o.html

Fotos/Arquivo: Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania











Nenhum comentário:

Postar um comentário