"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

sábado, 12 de dezembro de 2015

DIVA MOREIRA COM O POVO NEGRO SOB ATAQUE, NO DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS


DIVA MOREIRA COM O POVO NEGRO SOB ATAQUE, 
NO DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

Realizado, no dia 10 de dezembro, o painel "O Povo Negro sob ataque: estratégias de redução da população negra". O painel foi realizado por Diva Moreira, militante histórica do movimento negro.

A palestrante deu uma aula apresentando informações, dados e graves violações cometidas contra o povo negro a partir de ataques do Estado, do capital, dos governos, do fundamentalismo cristão e da cultura dominante. Violações cometidas contra negras e negros no trabalho, na educação, no cotidiano e, principalmente, dados alarmantes de extermínio. Diva denunciou o caráter genocida e escravocrata do aparato repressivo e a política de apartheid do atual modelo de cidade. Fez um parâmetro histórico e atual no Brasil e comprovou o aumento de assassinatos contra jovens negros. Destacou comparações da escravidão com a repressão atual  e mostrou a continuidade do racismo - que é institucional e sistêmico. 

Após o painel foi realizada uma roda de conversa com a participação de estudantes, trabalhadores(as), membros de várias entidades, organizações e militantes de movimentos sociais.

O debate aconteceu no Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania no Dia Internacional dos Direitos Humanos. 

A luta contra o genocídio do Povo Negro é um dos princípios da luta pelos Direitos Humanos!

Toda nossa solidariedade e apoio aos familiares e amigos dos jovens negros executados pela Polícia Militar no Complexo da Pedreira, em Costa Barros/RJ. Todo nosso apoio para os(as) moradores(as).

Cleiton Corrêa de Souza, Roberto de Souza, Carlos Eduardo da Silva Souza, Wesley Castro e Wilton Esteves Domingos Junior: presentes na luta!

Belo Horizonte, 12 de dezembro de 2015
Notícia: Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania


Nenhum comentário:

Postar um comentário