"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

DESARQUIVANDO O BRASIL NA COLÔMBIA

EXIBIÇÃO DE DESARQUIVANDO O BRASIL NA COLÔMBIA

       Nesta quarta-feira, dia 10 de agosto de 2016, o documentário Desarquivando o Brasil será exibido em Bogotá, Colômbia. O documentário faz parte da programação do XIII FICE - Festival Internacional de Cortometrajes y Escuelas de Cine El Espejo.

       Desarquivando o Brasil (Brasil, 2016 - 13 min. - Direção: Sávio Leite) constitui registro de ato em homenagem às vítimas da ditadura militar (1964 – 1985) e coleta de material genético de familiares de desaparecidos políticos mineiros. Teve como objetivo formar um banco de DNA de familiares para tentar identificar os restos mortais dos desaparecidos. O ato Desarquivando o Brasil aconteceu no dia 07 de maio de 2007, em Belo Horizonte. Foi organizado pelo Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania – local onde foi realizado - em parceria com o Movimento Tortura Nunca Mais/MG. Houve a participação da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Apesar da pressão dos familiares e dos movimentos por memória, verdade e justiça, foi nulo o resultado do banco de DNA: até hoje nenhum desaparecido político foi identificado com base nas amostras sanguíneas coletadas porque o governou sucateou e estagnou o projeto.

       O documentário foi lançado em Belo Horizonte/MG, Brasil, no dia 18 de junho de 2016, embaixo do viaduto Dona Helena Greco. Integrou a programação do ato público Centenário Helena Greco - Tributo aos mortos e desaparecidos políticos da ditadura (1964 – 1985). Foi convocado pelo Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania com o apoio da Frente Independente pela Memória, Verdade e Justiça/MG.

Belo Horizonte, 4 de agosto de 2016
Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania

- Desarquivando o Brasil - Trailer:


- Leite Filmes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário