"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

NOTÍCIA SOBRE A TEMPORADA GUERRILHA

Imagem: Estreia do espetáculo Guerrilha no dia 04/10/2016.
Foto/Arquivo: 
Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania 

NOTÍCIA SOBRE A TEMPORADA DO ESPETÁCULO GUERRILHA
         Neste mês – de 4 a 9 de outubro – foi realizada, no Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania (BH/MG), a temporada do espetáculo Guerrilha – experimentos para tempos sombrios.
        A apresentação teatral, performática, musical e audiovisual aborda a luta feminista em todos os âmbitos. Trata da militância, da resistência contra a ditadura, da luta contra a tortura - por memória, verdade e justiça - da luta armada contra o capital, da luta pela revolução, da luta contra o terrorismo de Estado na atualidade, da luta contra o patriarcado e o machismo. Durante o espetáculo foram transmitidos áudios de depoimentos de mulheres que participaram da luta armada e que foram torturadas pela ditadura militar (1964 – 1985). Foram explicitadas todas as lutas das mulheres da América Latina: trabalhadoras, moradoras de ocupações, zapatistas, indígenas, negras e outras. Foi feita uma homenagem a Helena Greco, já que 2016 é o ano de seu centenário. No encerramento de cada seção foi servida a conhecida macarronada de D. Helena Greco e foi relatado que, aos domingos, esta macarronada era servida na casa dela – espaço de resistência - para a militância e para perseguidos(as) políticos(as).
        O espetáculo solo ocupou todo o espaço físico do local e sua dinâmica apresentou-se de forma itinerante. A lotação foi limitada a 30 pessoas por seção. Por este motivo foram realizadas 6 apresentações – de terça a domingo. O cineasta e professor Sávio Leite fez o registro audiovisual. Guerrilha contou com a seguinte ficha técnica:
CRIAÇÃO, ATUAÇÃO E IDEALIZAÇÃO: Idylla Silmarovi
DIREÇÃO: Raquel Castro
DIREÇÃO MUSICAL: Claudia Manzo
COREÓGRAFO: Thales Brener Ventura
DRAMATURGIA: Idylla Silmarovi
ORIENTAÇÃO DE PESQUISA HISTÓRICA: Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania
ILUMINAÇÃO: Akner Gustavson
FIGURINO E MASCARAMENTOS: Idylla Silmarovi
PRODUÇÃO: Fernanda Rodrigues
COPRODUÇÃO: Fabrício Trindade
FOTOGRAFIA: Randolpho Lamonier e Victor Galvão
O Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania vem a público agradecer a iniciativa da atriz Idylla, da musicista chilena Cláudia e da diretora Raquel. Agradecemos igualmente à equipe técnica (Fernanda, Thales, Akner, Fabrício, Randolpho e Victor) e ao Sávio.  Agradecemos ainda a todas e todos que vieram assistir Guerrilha.
Belo Horizonte, 10 de outubro de 2016
Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania


Imagem: Guerrilha. Foto: Sávio Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário