"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

sábado, 29 de outubro de 2016

OCUPA UFSB

Imagem: Ocupa UFSB.
Foto/Arquivo:
Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania.

NOTÍCIA SOBRE A OCUPAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

No dia 26/10/2016, foi decidida em assembleia estudantil a ocupação dos três campi da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Sosígenes Costa – Porto Seguro/BA, Campus Paulo Freire – Teixeira de Freitas /BA e Campus Jorge Amado – Itabuna/BA. A decisão iniciou um processo de articulação de uma ocupação de resistência, contra os ataques à educação, a saúde e contra a destruição das conquistas trabalhistas.

        A assembleia multi campi debateu os impactos da PEC-241 na saúde e na educação pública. Entendendo o quadro sinistro que configura a política nacional - esta que conta com o congresso mais reacionário desde a ditadura militar e possui um presidente levado ao cargo através de um golpe parlamentar - os estudantes da UFSB repudiaram com veemência todas as tentativas de aniquilamento das conquistas sociais e propuseram a ocupação dos campi para a criação de um programa intenso de resistência.

        Além dos estudantes, os técnicos administrativos da UFSB entraram em greve a partir do dia 26/10 e também estão em processo de mobilização. Os professores votaram paralisação de 72h no dia 27/10 propondo convocação de greve para o dia 31/10. Tanto os professores quanto os técnicos apoiaram o movimento de ocupação e permanecem mobilizados contra o congelamento dos gastos públicos, propostos pela PEC-241 e o atual governo.

        Após a decisão conjunta de ocupação, cada campus continuou uma assembleia específica responsável por dar direcionamento a cada processo de ocupação. O campus Sosígenes Costa – Porto Seguro/BA ainda deliberou a realização de uma manifestação na BR-367, onde se localiza o campus, que aconteceu no dia 27/10, quinta-feira.

        A manifestação teve início às 16h30 e prosseguiu até às 18h. Os estudantes realizaram panfletagem e interromperam parte da BR-367. Foram feitas barricadas com galhos e cartazes repudiando os ataques aos direitos dos trabalhadores, à saúde e à educação. Após a manifestação foi realizada nova assembleia para dar continuidade às demandas da ocupação.

        Os estudantes da UFSB continuam ocupando os três campi e não têm previsão de cessar suas atividades.

Todo nosso apoio à Ocupação! PEC – 241, NÃO!

Porto Seguro/BA, 29 de outubro de 2016
Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania (Belo Horizonte/MG)
Imagem: Manifestação na BR-367 realizada pelo Ocupa UFSB do campus Sosígenes Costa – Porto Seguro/BA. Foto: Julio Cézar Chaves. Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10207651917999134&set=pcb.918548691608931&type=3&theater
Imagem: Manifestação na BR-367 - Porto Seguro/BA.
Foto/Arquivo: Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário