"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

“A CHAMA E O VENTO”, 48 ANOS DO AI-5 E PEC DO ‘FIM DO MUNDO’!

Imagem: Lançamento do livro a chama e o vento, do mineiro Sérgio Mudado, no Rio de Janeiro.
Foto:
 Joana D'Arc Fernandes Ferraz  (Grupo Tortura Nunca Mais /RJ).

LANÇAMENTO DE “A CHAMA E O VENTO”, 48 ANOS DO AI-5 E PEC DO ‘FIM DO MUNDO’!
         Realizado, no dia 13 de dezembro de 2016, no Auditório Paulo Freire/UNIRIO, o lançamento do livro “a chama e o vento” do mineiro Sérgio Mudado.  Houve uma roda de conversa coordenada por Cecília Coimbra (Grupo Tortura Nunca Mais/RJ). Compuseram a mesa Sérgio Mudado, Sérgio Campos, da VAR-Palmares, companheiro de militância de Maria Auxiliadora Lara Barcelos e Danichi Mizoguchi, professor do Departamento de Psicologia da UFF.
        Foi feita homenagem a Maria Auxiliadora Lara Barcelos (Dodora, Dorinha), guerrilheira que lutou contra a ditadura militar (1964-1985) e pelo socialismo. Ela foi presa política barbaramente torturada. Foi banida do país em janeiro de 1971 – trocada com mais 69 companheiros(as) pelo embaixador suíço.  Suicidou no exílio na Alemanha, em 1976. O romance de Sérgio Mudado remete a fatos da época da ditadura e da vida de Dodora.  
        Durante o lançamento, foram repudiados com veemência o terrorismo de Estado e do capital, o Ato Institucional nº 5 (AI-5)– que fez 48 anos neste dia – e a aprovação da PEC 55, a PEC do fim do mundo. Foi feita uma saudação às ocupações de estudantes na UNIRIO e no Brasil. Foram repudiadas a violência policial e as dezenas de prisões de manifestantes, inclusive com base na Lei de Segurança Nacional, que aconteceram em Brasília no mesmo dia 13/12. Foi denunciada a escalada da criminalização dos movimentos sociais, sobretudo a partir das jornadas de junho de 2013.
        Foi exibido o curta Leucemia, o filme da anistia, realizado em 1978 por Noilton Nunes, que estava presente.  A atriz Idylla Silmarovi (idealizadora do espetáculo Guerrilha-BH/MG) fez dramatização de um trecho do livro.
        O lançamento do livro foi organizado pelo Grupo Tortura Nunca Mais/RJ em parceria com o Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania.
        Estiveram presentes professores(as), estudantes, trabalhadores(as), militantes dos movimentos sociais; familiares de mortos e desaparecidos políticos; ex-presos(as) políticos(as) da ditadura militar e da atualidade; guerrilheiros da época da ditadura; companheiros(as) de Maria Auxiliadora Lara Barcelos, trocados(as) junto com ela pelo embaixador suíço, em janeiro de 1971.
        Agradecemos a presença de todas e todos, ao autor do livro, Sérgio Mudado, e a parceria com o Grupo Tortura Nunca Mais/RJ.
Maria Auxiliadora Lara Barcelos: presente!
Belo Horizonte, 15 de dezembro de 2016
Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania (BH/MG)
    - Leia também:

*SOBRE (RE)LANÇAMENTO DE A CHAMA E O VENTO EM BH:


*(RE)LANÇAMENTO DO LIVRO "A CHAMA E O VENTO" EM BELO HORIZONTE :

Nenhum comentário:

Postar um comentário