"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

terça-feira, 23 de maio de 2017

DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE EM CURSO DE DIREITOS HUMANOS

RODA DE CONVERSA SOBRE DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE!
        Alunas da disciplina de Direitos Humanos e Lutas Sociais da primeira turma do Curso de Formação Transversal em Direitos Humanos da UFMG realizaram debates sobre várias lutas dos movimentos sociais. Grupos de alunos(as) realizam, neste 1º semestre, trabalhos e debates específicos sobre os movimentos feminista, LGBT, negras e negros, indígenas, luta pela terra, luta por moradia, refugiados e outros.
       O Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania participou do seminário Direito à Memória e à Verdade – grupo das alunas Pauline Silva e Nara Xavier. A roda de conversa contou com a presença de alunos(as) de vários cursos e da Professora Marlise Matos. Aconteceu na segunda-feira, dia 22/05/2017, na FAFICH/UFMG.
      Foram abordadas as questões que envolvem os 53 anos do golpe de 1964, os 21 anos de ditadura militar (1964 – 1985) e o que restou de ditadura nestes 32 anos de transição pactuada. Além destes, as violações dos Direitos Humanos, o terrorismo institucional praticados pelo Estado e pelo capital na atualidade e a situação de intensa retirada de direitos da classe trabalhadora. Mencionamos também a situação de Rafael Braga e o genocídio do Povo Negro e dos Povos Indígenas. Agradecemos o convite das alunas e da professora e a presença de todas e todos!
Pelo direito à História, à Memória, à Verdade e à Justiça!
Belo Horizonte, 23 de maio de 2017

 Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário