"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

ESTUDANTES DE OCUPAÇÕES DE ESCOLAS EM LANÇAMENTO DE DOCUMENTÁRIO

Imagem: Lançamento em Belo Horizonte "OCUPA TUDO: Escolas OCUPADAS no Paraná." 

Foto/Arquivo: Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania. 
NOTÍCIA SOBRE O LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO DE ESCOLAS OCUPADAS

        Realizado, na segunda-feira, dia 19/06/2017, o Lançamento em Belo Horizonte "OCUPA TUDO: Escolas OCUPADAS no Paraná”. Um documentário de Carlos Pronzato. O lançamento aconteceu no Território Freiriano, espaço criado pela Ocupação Permanente FaE – UFMG. Esta ocupação de estudantes, na Faculdade de Educação da UFMG, durou 59 dias, de outubro a dezembro de 2016. No processo de pós-ocupação, o coletivo de integrantes da Ocupa FaE, manteve atividades de militância no Território Freiriano até os dias de hoje.

        O documentário narra a trajetória das ocupações de escolas no Paraná, a luta contra a retrógrada Reforma do Ensino Médio proposta pelo governo espúrio de Temer (PMDB/PSDB/DEM e outros) e contra a PEC 55 que congela os investimentos sociais durante 20 anos. No Paraná 850 escolas foram ocupadas por estudantes secundaristas em 2016. "OCUPA TUDO: Escolas OCUPADAS no Paraná” foi lançado, anteriormente, em Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Salvador/BA e, recentemente, na internet.

        No lançamento em Belo Horizonte, após a exibição do documentário, houve mesa composta pelo diretor, produtor e roteirista Carlos Pronzato e por integrantes das seguintes ocupações de escolas:

- Ocupa HG (Ocupação na Escola Estadual Helena Guerra – Contagem/MG); 
- Ocupa Monte Sinai (Ocupação na Escola Estadual de Ensino Médio Monte Sinai – Esmeraldas/MG); 
- Ocupação JHG (Ocupação na Escola Estadual José Heilbuth Gonçalves – Belo Horizonte/MG);
- Ocupação Permanente FAE (Ocupação na Faculdade de Educação da UFMG). 

        Infelizmente, por motivos de força maior, integrantes da Ocupa EDA (Ocupação na Escola de Design e Arte da UEMG) não puderam comparecer.

        O lançamento foi momento importante para a memória de luta e para reflexões organizativas dos(as) estudantes, que fizeram uma exposição repleta de combatividade, horizontalidade e independência. Estudantes universitários(as) e secundaristas de ocupações, juntamente com o documentarista, protagonizaram o lançamento no Território Freiriano da Ocupa FaE.

        Nas exposições dos(as) estudantes, foram denunciadas as perseguições e provocações de setores e organizações de direita e extrema direita - como Movimento Brasil Livre (MBL), Direita Minas, Escola Sem Partido - e por parte de professores reacionários e de fascistas adeptos de Bolsonaro. Foram denunciadas também perseguições por parte do aparato repressivo e da institucionalidade.

        Os(as) estudantes reafirmaram que a organicidade das ocupações sempre foi a partir da coletividade dos(as) estudantes e que sempre garantiram autonomia, independência e autogestão no chão da escola. Todas as decisões das ocupações eram tomadas em suas assembleias. Relataram assédios e tentativas de aparelhamento por parte de órgãos partidários, entidades juvenis e estudantis de partidos de esquerdas institucionalizadas. Os(as) estudantes ocupantes deixaram claro que o movimento é formado exclusivamente pelas pessoas que estudam na escola e que nenhum órgão juvenil ou estudantil de partido poderia estar acima das decisões; estes órgãos não poderiam cooptar ou aparelhar a ocupação e capitalizar as realizações de militância.

        Após a exposição da mesa, houve falas e intervenções do público e considerações finais. Professores(as) da Escola Estadual de Ensino Médio Monte Sinai (Esmeraldas/MG) e da Escola Estadual José Heilbuth Gonçalves (zona norte de Belo Horizonte) participaram e sempre apoiaram as ocupações. Além da presença de vários(as) integrantes de ocupações de escolas, estiveram presentes militantes de movimentos sociais e trabalhadores(as) da educação. O Jornal A Nova Democracia fez o registro e matéria sobre o lançamento.

        O Lançamento em Belo Horizonte "OCUPA TUDO: Escolas OCUPADAS no Paraná” foi organizado pelo Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania e pela Ocupação Permanente FaE-UFMG, em parceria com as demais ocupações e o documentarista.

        A princípio, nós do Instituto Helena Greco, fomos procurados para realizar o lançamento em nosso espaço, mas fizemos questão de garantir participação ampla e protagonista de representantes de ocupações de escolas. Propusemos a realização do lançamento na Ocupa Fae por se tratar de um espaço conquistado na luta direta dos(as) estudantes. Consideramos que o lançamento foi combativo e independente com relação à burocracia universitária, à burocracia acadêmica/academicista e ao parlamentarismo estudantil.

Agradecemos a presença de todas e todos!

Viva a luta independente dxs estudantes!

Viva a auto-organização e as ocupações estudantis!

Pelo direito à História, à Memória, à Verdade e à Justiça!

Belo Horizonte, 26 de junho de 2017
Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania


Leia também - MG: Ocupação permanente da FAE/UFMG é palco de lançamento do documentário “Ocupa Tudo: Escolas Ocupadas no Paraná” :

Nenhum comentário:

Postar um comentário