O VI Festival de Arte e Cultura do CEFET-Curvelo/MG aconteceu na semana de 24 a 28 de novembro de 2014. O foco do Festival foi o cinquentenário do golpe militar de 1º de abril de 1964 – a luta contra a ditadura (1964-1985). Os estudantes e professores construíram várias atividades como: a sala de torturas que continha a denúncia do aparato repressivo da ditadura e a lista dos mortos e desaparecidos políticos; a denúncia da censura e exposição sobre poesia e música de protesto; o varal de poesias de resistência; homenagem a Zuzu Angel, natural de Curvelo – foi feito um desfile com a réplica da moda de resistência desta estilista que foi assassinada pela ditadura. Houve também atividades sobre a obra do Aleijadinho – este é o ano do segundo centenário de sua morte.
O Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania participou da mesa redonda do dia dia 27/11/2014, que contou com a presença de:
- Núbia Braga, profa. da UEMG, fez uma exposição sobre a questão da política de extermínio dos povos indígenas no Brasil desde a época colonial, passando pelo período da ditadura até chegar aos dias atuais.
- Heloísa "Bizoca" Greco, membro do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania (IHG-BH/MG) e da Frente Independente pela Memória, Verdade e Justiça (FIMVJ/MG), fez uma exposição sobre a luta contra a ditadura militar e a luta contra a repressão nos dias atuais.
- Bruno Dutra, Prof. de História do CEFETE-Curvelo/MG, fez uma introdução sobre os temas e a mediação dos debates.
Houve participação ativa dos estudantes, professoras e professores do CEFETE.
Fotos: Raul Lima.
Texto: IHG
29 de novembro de 2014.
Texto: IHG
29 de novembro de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário