"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

NOSSA NOTA CONTRA A COMISSÃO DA VERDADE SEM JUSTIÇA


NOSSA NOTA CONTRA A COMISSÃO DA VERDADE SEM JUSTIÇA
LEIAM, DIVULGUEM E ASSINEM:  institutohelenagreco@gmail.com 
       Nós, da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, Grupo Tortura Nunca Mais e Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania discordamos deste pedido de audiência à presidência da República com o objetivo de indicar nomes para a Comissão da Verdade sem Justiça - portanto, espúria - pelas seguintes razões:
       1 – O Projeto de Lei que cria a Comissão da Verdade foi encaminhado ao Congresso pela Casa Civil da Presidência do governo Lula, isto é, Sra. Dilma Roussef, no dia 20 de maio de 2010, no mesmo dia em que a Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA tinha audiência com os familiares de Desaparecidos na Guerrilha do Araguaia e representantes do Estado brasileiro, em San Jose da Costa Rica. O Projeto de Lei chegou a ser apresentado nesta Corte como se a Comissão da Verdade já existisse, numa torpe tentativa de enganar os juizes.
       2 - A lei que cria a Comissão da Verdade foi aprovada conforme o Projeto de Lei encaminhado pelo governo, isto é, sem alterações e não como diz o atual pedido de audiência, aprovado com conhecidas limitações. Tais limitações já faziam parte do Projeto de Lei, o qual a atual presidenta se recusou a discutir com os familiares que protocolaram um pedido de audiência em 01/06/11, portanto bem antes da votação na Câmara e no Senado.
       3 – A efetividade e sucesso da Comissão já foram prejudicados desde o Projeto de Lei e do esforço do governo e de sua base aliada (incluindo aí até a própria oposição) que impediram o debate público do projeto, portanto não temos propostas a apresentar nem nomes a sugerir a esta Comissão da Verdade sem Justiça. Como entidade da sociedade civil que somos, acompanharemos os trabalhos da referida Comissão, sem, contudo dela participar.
       4 – As entidades que assinam o documento e se apresentam como entidades que lutam pelo Direito à Memória, Verdade e Justiça, na verdade são Comitês da Verdade criados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República no ano de 2011, ou seja, criados pelo governo como se fossem da sociedade civil. Embora compostos por algumas pessoas de conhecida militância política, os Comitês não têm nenhuma tradição de luta pelo Direito à Memória, Verdade e Justiça.
       Assinam:
Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu
Coletivo Tortura Nunca Mais
Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos
Grupo Tortura Nunca Mais/RJ
Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania- I.H.G./BH
Tribunal Popular: o Estado no banco dos réus
Tripunal Popular da Terra
Alberto Henrique Becker
Aluizio Palmar
Angela Mendes de Almeida
Bruno Alcântara Soares
Cecília Coimbra
Cléria Botelho
Clovis Petit de Oliveira
Crimeia Alice Schmidt de Almeida
Dulce Maia de Souza
Elizabeth Silveira e Silva
Heloisa Greco
Igor Grabois
Ivanila da Silva Veloso
Laura Petit da Silva

Lorena Moroni Girão Barroso


Nenhum comentário:

Postar um comentário