"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

terça-feira, 12 de junho de 2012


RELEASE P/ IMPRENSA: NESTA QUARTA (13/06) SERÁ EXUMADO O PRIMEIRO CORPO DE VÍTIMA DOS CRIMES DE MAIO DE 2006 

Informamos à imprensa e demais interessados que amanhã será dado um passo histórico na luta pela Verdade e por Justiça no que se refere às vítimas do estado brasileiro durante o atual período democrático. O corpo do gari Edson Rogério Silva dos Santos, 29, morto a tiros em Santos na noite de 15 de maio de 2006 ao que tudo indica por policiais, será exumado nesta Quarta-Feira (dia 13/06), a partir das 13:30hs no Cemitério da Areia Branca - na divisa de Santos com São Vicente-SP. Edson Rogério é filho de Debora Maria da Silva, fundadora do movimento Mães de Maio. Trata-se do primeiro corpo de vítima dos Crimes de Maio de 2006 a ser exumado para melhor investigação.

A intenção é encontrar projéteis que devem estar alojados na coluna cervical do Edson, e possivelmente no crânio. Existe a suspeita de que a arma usada para matá-lo foi a mesma que acabou apreendida com um policial em Cubatão-SP, também no litoral paulista. Para que tal investigação prossiga com o devido rigor, neutralidade e compromisso com a verdade, é fundamental o acompanhamento próximo da imprensa, de defensores de direitos humanos e demais pessoas comprometidas com a Verdade. Vale lembrar que, em novembro de 2011, o Tribunal de Justiça de SP condenou o Estado de São Paulo a indenizar em R$ 165 mil os familiares do Edson, numa decisão histórica para o movimento de familiares e amigos de vítimas do estado brasileiro, afinal tratou-se da primeira decisão judicial referente aos Crimes de Maio de 2006 que responsabilizou o estado de São Paulo por aquela matança, a qual vitimou mais de 500 pessoas em apenas oito dias em todo o estado. A imensa maioria dos demais casos, porém, seguem arquivados sem apuração nem julgamento dos responsáveis diretos e indiretos.

Nós do movimento Mães de Maio e toda Rede Nacional de Familiares de Vítimas do Estado estaremos acompanhando passo a passo essa exumação - alertas para que ela não tenha qualquer irregularidade, muito menos teatro arbitrário, absolutamente atentos a cada detalhe desta importante investigação, na busca por Verdade e Justiça. Esperamos que não se trate de uma manobra jurídica simplesmente para se postergar ou tentar se evitar o Desarquivamento e a Federalização das Investigações referentes aos Crimes de Maio de 2006, cujo pedido fora feito por nosso movimento junto a diversas outras entidades em Maio de 2010, e ainda aguarda parecer definitivo das respectivas instâncias federais.

Mais informações: 

13-8124-9643 (com Débora Maria da Silva)


Nenhum comentário:

Postar um comentário