"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

32ª MEDALHA CHICO MENDES DE RESISTÊNCIA ADIADA EM FUNÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19


32ª Medalha Chico Mendes de Resistência
A Medalha Chico Mendes de Resistência acontece há 32 anos, todo dia 1º de abril, homenageando defensorxs dos Direitos Humanos, lutadorxs, entidades e povos. Este ano a Medalha teve sua data suspensa em função da pandemia de COVID-19. Posteriormente marcaremos outra data para a homenagem.
O golpe empresarial-militar brasileiro aconteceu no dia 1° de abril, quando as tropas de Morão Filho saíram de Juiz de Fora, durante a madrugada. No documentário O Dia que Durou 21 anos,  a própria esposa de Mourão fala que o marido saiu na madrugada do dia 31 de março para 1° de abril. Estas tropas chegaram ao Rio de Janeiro no dia 1° de abril. Nesta manhã, o presidente da Câmara dos deputados Ranieri Mazzilli reconhece o governo militar. No dia 2 de abril, João Goulart refugia-se no Uruguai. Os militares, então, mudaram a data para 31 de março para não serem alvo de chacota pelas mentiras históricas que procuravam afirmar, uma vez que 1° de abril é Dia da Mentira.
Em 31 de março de 1989, no prédio onde havia funcionado o DOI-CODI, o exército concedeu a Medalha do Pacificador a militares e civis que participaram ativamente dos órgãos de repressão durante o período ditatorial. Como resposta à comemoração dos militares, o Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro (GTNM-RJ) decidiu criar a Medalha Chico Mendes de Resistência! Contra a imagem e exaltação de um “pacificador” sanguinário – responsável por massacres de trabalhadores, negros, indígenas, mulheres e crianças, dentro e fora do Brasil – o GTNM-RJ escolheu o nome de Chico Mendes, um trabalhador, lutador da floresta amazônica, assassinado pelo latifúndio meses antes, em dezembro de 1988. Desde o início se tornou um importante instrumento valorização das lutas e denúncia da violência de Estado de toda a história brasileira e internacional.
A Medalha é uma iniciativa do GTNM-RJ sempre construída coletivamente em parceria com diversas entidades e movimentos ao longo destes 32 anos. Este ano participaram da escolha das homenagens a Associação dos Docentes da UERJ (ASDUERJ), o Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL), a Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, a Comissão de Direitos Humanos do CRP-RJ, a Comissão de Direitos Sociais e Interlocução Sociopopular da OAB-RJ, o Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania - BH/MG, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência-RJ.
Pela Vida
Pela Paz
Tortura Nunca Mais!”
TEXTO/IMAGEM/FONTE:  https://www.facebook.com/gtnmrj/

Nenhum comentário:

Postar um comentário