"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

domingo, 9 de agosto de 2020

LIVE - BIZOCA E CONVIDADAS - TERÇA-FEIRA, 11/08, 19H

RESISTÊNCIA, SUBSTANTIVO FEMININO

Lembrar para nunca mais repetir. Na série de lives Resistência - Substantivo Feminino a história é contada por quem a viveu e reflete suas consequências apesar da passagem do tempo. Através das lembranças de mulheres militantes durante a ditadura militar, fatos concretos dão a importância que a memória desse período trágico do nosso passado recente merece.

Nesta terça-feira, dia 11/08, às 19 horas, conversaremos com HELOISA GRECO (BIZOCA), militante da luta pelos Direitos Humanos, é membro do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania – Belo Horizonte/MG desde a sua fundação, em 2003. 

Na primeira metade da década de 1970 atuou no movimento estudantil (Centro de Estudos de História da UFMG, Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH/UFMG, Diretório Central dos Estudantes da UFMG e Jornal Gol a Gol se Pegá com o Pé é Dibra, do DCE/UFMG).

Na segunda metade da década de 1970 participou da imprensa alternativa (jornais Movimento, Em Tempo, De Fato e Jornal dos Bairros). 

Foi uma das fundadoras do Movimento Feminino pela Anistia (MFPA/MG – 1977) e do Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA/MG – 1978). Participou da construção do Movimento Tortura Nunca Mais/MG, em 1985.

Fez parte do Fórum Permanente de Solidariedade às Ocupações/BH (2010-2012) e da Frente Independente pela Memória, Verdade e Justiça/MG (2012-2016).

É doutora em História pela UFMG, onde defendeu a tese “Dimensões fundacionais da luta pela Anistia”, em 2003. É professora aposentada da rede municipal de ensino de Belo Horizonte/MG.

CONVIDADAS:

DIVA MOREIRA, jornalista e cientista política. Participou de grupos de jovens da Igreja Católica, movimentos estudantis, sociais, negros, contra a ditadura militar. Foi uma das fundadoras do Movimento Feminino pela Anistia, do movimento pela reforma sanitária para a criação do SUS e pelos direitos humanos dos internos nos hospícios de Barbacena.

THELMA YANAGISAWA SHIMOMURA, Mestranda em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Ex-assessora da Comissão da Verdade do Estado de Minas Gerais e da Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania. Tem pesquisas sobre o tema de Justiça de Transição e Educação em Direitos Humanos.

Ao vivo no YouTube e Facebook. 

Participe com comentários e perguntas!

http://resistenciasubsfem.com.br/

https://bit.ly/resistenciasubsfem 

https://www.facebook.com/resistencia.subsfem/

https://www.instagram.com/resistencia.subsfem/

#ResistênciaSubstantivoFeminino

Nenhum comentário:

Postar um comentário