"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

RONDA DE LOS JUEVES DE LAS MADRES DE PLAZA DE MAYO


Nossa visita à Ronda das Quintas-feiras das Mães da Praça de Maio,
Buenos Aires/Argentina

        Na última quinta-feira, dia 13 de outubro de 2016, o Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania esteve presente na Ronda de los Jueves de las Madres de Plaza de Mayo (Ronda das Quintas-feiras das Mães da Praça de Maio), em torno da Pirámide de Mayo, na Plaza de Mayo, em Buenos Aires. Desde 30 de abril de 1977 - em plena ditadura militar (1976-1983) – as mães de presos(as) políticos(as) sequestrados(as), torturados(as) e executados(as) se concentram nesta praça todas as quintas-feiras, sempre às 15h30.  A praça é situada em frente à Casa Rosada, sede do governo argentino.  As Mães da Praça de Maio enfrentaram o terrorismo de Estado durante a ditadura em busca dos seus filhos e filhas desaparecidos(as). Elas nunca esmoreceram, nem mesmo depois dos sequestros, torturas e mortes de três das suas fundadoras em dezembro de 1977.

Durante a Copa do Mundo de 1978 – que aconteceu na Argentina –, las Madres denunciaram para o mundo a prática genocida e os crimes contra a humanidade perpetrados pela ditadura.  Sua visibilidade só tem crescido desde então. As Mães da Praça de Maio contam com a parceria das Abuelas de Praça de Mayo (Avós da Praça de Maio) e da Federación de los Familiares de Desaparecidos y Detenidos por Razones Politicas/FEDEFAM (Federação de Familiares de Desaparecidos e Detidos por Razões Políticas).  Nesta luta há também a atuação importante das Hijas y Hijos por la Identidad y la Justicia contra el Olvido y el Silêncio/ H.I.J.O.S.(Filhas e Filhos pela Identidade e a Justiça contra o Olvido e o Silêncio).  Desde 1986 as Mães da Praça de Maio possuem duas linhas: a Associación Madres de Plaza de Mayo (Associação Mães da Praça de Maio) e Madres de Plaza de Mayo Linea Fundadora (Mães da Praça de Maio Linha Fundadora). Elas se colocam como movimento social e político apartidário e independente de governos. Defendem a democracia revolucionária, não a democracia burguesa. A linha Associación Madres de Plaza de Mayo, no entanto, apoiou o kirchnerismo, recebeu subsídios e estabeleceu certo vínculo com os governos deste período. Madres de Plaza de Mayo Linea Fundadora manteve o princípio da independência firmado na sua origem, em 1977.  Ambas as linhas fazem a Ronda de Plaza de Mayo às quintas-feiras e partilham o princípio da luta sem trégua pelos direitos humanos e por memória, verdade e justiça.

Na Argentina são 30 mil opositores(as) sequestrados(as), presos(as), torturados(as) e executados(as) pela ditadura – 5 mil arremessados vivos de aviões no Rio da Prata, os voos da morte.   Muitas da presas políticas deram a luz em cativeiro – são 500 bebês sequestrados e apropriados pelos militares e seus aliados.  Destes, 117 foram encontrados e recuperaram sua verdadeira identidade. Ao contrário do que acontece no Brasil,  foram abertos 1136 processos contra os militares genocidas – houve 563 condenações.  O próprio ditador Jorge Rafael Videla foi condenado a prisão perpétua por crimes contra a humanidade em dezembro de 2010  e morreu na prisão em maio de 2013, aos 87 anos.  Tudo isto é devido à luta das Mães da Praça de Maio, das Avós da Praça de Maio e dos H.I.J.O.S.

Depois da ditadura, as Mães da Praça de Maio e seus aliados se mantêm firmes na luta. Continuam a buscar seus milhares de filhas e filhos desaparecidos(as): a única luta que se perde é aquela que você abandona, dizem elas.  A Ronda de los Jueves constitui manifestação importante desta luta e se tornou ela mesma documento contra o terrorismo de Estado. Em toda a extensão do perímetro da Praça de Maio foi imprimido o símbolo das Madres – o panuelo branco que elas portam e que as identifica  no mundo inteiro. Na quinta-feira (13/10) tivemos a oportunidade de acompanhar a sua 2009ª marcha. A comissão de frente da ronda é composta por Madres – com idade entre 75 e 95 anos de idade.

Depois de fazer a ronda, las Madres se sentam e falam para os presentes. Na praça, estavam presentes vítimas da ditadura, familiares de mortos e desaparecidos, ex-presos políticos, estudantes, trabalhadores(as) e muitas crianças.  Todas e todos as receberam com entusiasmo, respeito e solidariedade ao cantar:

Las madres en la plaza,
El Pueblo las abraza!

(As mães na praça, o povo as abraça!)

Para nós, do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania, las Madres de Plaza de Mayo constituem referência incontornável de combatividade e radicalidade na luta. Fazemos nossa a exortação delas:

30 000 detenidos desaparecidos PRESENTES!
Ahora y siempre.
Hasta la victoria!

(30 000 detidos desaparecidos PRESENTES!
Agora e sempre.
Até a vitória!)

E acrescentamos:

VIVA A LUTA DAS MÃES DA PRAÇA DE MAIO!

Belo Horizonte, 18 de outubro de 2016
Notícia/Fotos/Arquivo: 
Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania


Nenhum comentário:

Postar um comentário