"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

segunda-feira, 12 de junho de 2017

LANÇAMENTO EM BELO HORIZONTE "OCUPA TUDO: ESCOLAS OCUPADAS NO PARANÁ"


       O Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania, a Ocupação Permanente FAE-UFMG, a Ocupa EDA-UEMG, a Ocupa HG, a Ocupa Monte Sinai e a Ocupação JHG convocam todxs para o Lançamento em Belo Horizonte "OCUPA TUDO: Escolas OCUPADAS no Paraná." Um documentário de Carlos Pronzato.

|| Lançamento: Segunda-feira, dia 19 de junho de 2017, às 18h30.

|| Local: Ocupação Permanente FAE-UFMG (Faculdade de Educação da UFMG - Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, BH/MG).

        Após a exibição do documentário haverá mesa composta pelo diretor, produtor e roteirista Carlos Pronzato e por integrantes de ocupações de escolas de BH, Contagem e Esmeraldas.

        “O documentário 'OCUPA TUDO: Escolas OCUPADAS no Paraná', lançado em Curitiba em dezembro de 2016 e no Fórum Social Mundial em Porto Alegre inicio deste ano, retrata a luta dos estudantes secundaristas paranaenses contra a Reforma do Ensino Médio proposta pelo governo federal, sem debates prévios, e contra a PEC 55 que congela os investimentos sociais durante 20 anos. Das mais de mil escolas ocupadas no país em 2016, 850 foram no Paraná. Pronzato dirigiu A Revolta do Buzu (2004); A Rebelião dos Pingüins, estudantes secundaristas chilenos (2007); A Partir de Agora, as Jornadas de Junho (2013); Acabou a Paz, Escolas Ocupadas em SP (2016); A Escola Toma Partido (2016), dentre muitos outros.

        O filme conta com uma linha narrativa que consegue expressar em profundidade os sentidos políticos e históricos desse que foi o maior movimento de ocupações já registrado na História. Ocupa Tudo se notabiliza como uma produção coletiva, colaborativa e de natureza independente, viabilizada pelo envolvimento de sujeitos que estiveram na linha de frente do movimento e/ou que atuaram em sua defesa nos meios escolares, jurídicos e midiáticos. Mais que um registro documental tradicional, Ocupa Tudo é parte das necessárias e urgentes mobilizações em defesa dos direitos sociais no Brasil. (Valeria Arias, Professora do Paraná).


Direção, Produção e Roteiro: Carlos Pronzato / Edição: Renato Bazán / Finalização: Taynan de Carvalho / Produção Executiva: Valeria Arias, Giselle Schnorr, Carlos Mandacarú / Câmeras: Carlos Pronzato, Taynan de Carvalho, Bruna Kurzlop / Música: Mel da Mocidade gentilmente cedida por Chico César / Ano: 2016 / Duração: 60 min. aprox."


Evento em rede social:
- Ocupação Permanente FAE (Ocupação na Faculdade de Educação da UFMG) 
- Ocupa EDA (Ocupação na Escola de Design e Arte da UEMG) 
- Ocupa HG (Ocupação na Escola Estadual Helena Guerra/Contagem) 
- Ocupa Monte Sinai (Ocupação na Escola Estadual Monte Sinai/Esmeraldas) 
- Ocupação JHG (Ocupação na Escola Estadual José Heilbuth Gonçalves/BH)



Nenhum comentário:

Postar um comentário