"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

sábado, 3 de junho de 2017

CONTAGEM: EM DEFESA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA ANTIMANICOMIAL


EM DEFESA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA ANTIMANICOMIAL DE CONTAGEM (MG)

A equipe de trabalhadores, usuários e familiares do CAPS AD do município de Contagem (MG), e entidades ligadas à luta antimanicomial, aos direitos humanos e redução de danos, repudiam a mesa redonda organizada pela Coordenação de Saúde Mental de Contagem, no dia 19/05/2017, que, além de receber o nefasto e equivocado título de “Tratamento Involuntário: ato de delicadeza”, contou com a presença da Promotora Giovanna Carone Nucci Ferreira, cujo pronunciamento deixou claro todo o seu preconceito contra os usuários de drogas e da saúde mental, depreciando-os enquanto sujeitos e cidadãos e atribuindo-lhes uma suposta periculosidade e incapacidade, típicos argumentos utilizados secularmente para isolar, trancafiar e violentar pessoas segregadas da sociedade. Além disso, lastimamos a posição dos demais integrantes da mesa, omissa ou frágil na contraposição necessária que se impunha, naquele momento, frente às declarações da promotora.

Como realizar um evento justamente em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, com este título? Nada justifica, nem mirabolantes argumentos acadêmicos, associar delicadeza a qualquer ato feito contra a vontade de alguém.

Sabemos que internações e outros procedimentos involuntários acontecem dentro dos serviços substitutivos. Fazemos tudo para evitá-los, mas quando ocorrem,temos que ter uma posição crítica, reconhecendo que é um evento sentinela, sinal de fracasso da nossa intervenção.

Defendemos e sustentamos as políticas públicas de Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e de Redução de Danos; defendemos o direito de autonomia e liberdade de todo cidadão, seja ele usuário de drogas, em sofrimento mental ou não; defendemos o respeito à singularidade e reafirmamos nossa posição contrária a práticas higienistas e violadoras de direitos humanos,

A equipe do CAPS AD está disposta a lutar e sustentar a construção de uma política antimanicomial no município de Contagem. Para isso, propomos discussões ampliadas com a Coordenação Municipal de Saúde Mental, Judiciário, Ministério Público, Rede de Saúde e Intersetorial, além de contribuições e participações nos esclarecimentos, formações, matriciamentos, e demais ações sobre a clínica álcool e outras drogas e da saúde mental.

A nossa luta, essa sim, é por delicadeza!
Contagem, 03 de junho de 2017
Assinam este documento:

EQUIPE DE TRABALHADORES, FAMILIARES E USUÁRIOS DO CAPS AD – CONTAGEM

FÓRUM MINEIRO DE SAÚDE MENTAL

FRENTE MINEIRA DROGAS E DIREITOS HUMANOS

ASSOCIAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL DE MG – ASUSSAM

ASSOCIAÇÃO LOUCOS POR VOCÊ – IPATINGA

ASSOCIAÇÃO DOS FAMILIARES E USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE SAÚD MENTAL DE PONTE NOVA – AFUSSAM

ASSOCIAÇÃO ACOLHER - OURO PRETO

REDE NACIONAL INTERNÚCLEOS DA LUTA ANTIMANICOMIAL – RENILA

ASSOCIAÇÃO DOS USUÁRIOS E FAMILIARES DE USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL DE ALAGOAS – ASSUMA/AL

SINDICATO DOS PSICÓLOGOS DE MINAS GERAIS – PSINDMG

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE MINAS GERAIS

FÓRUM GAÚCHO DE SAÚDE MENTAL

FÓRUM CEARENSE DA LUTA ANTIMANICOMIAL

MOVIMENTO PRÓ-SAÚDE MENTAL DO DF

ASSOCIAÇÃO DE REDUÇÃO DE DANOS DE MINAS GERAIS – ARDMG

NÚCLEO DE ESTUDOS PELA SUPERAÇÃO MANICÔMIOS - NESM (BA)

INSTITUTO DIREITOS HUMANOS – IDH

INSTITUTO HELENA GRECO DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA – BH

FÓRUM MINEIRO DE DIREITOS HUMANOS

POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário