"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

domingo, 10 de março de 2019

8 DE MARÇO EM MAR DEL PLATA

SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
EM MAR DEL PLATA – ARGENTINA
    O Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania acompanhou a manifestação do dia internacional da luta feminista na cidade de Mar del Plata, localizada na província de Buenos Aires, Argentina. A manifestação contou com diversos movimentos feministas, movimentos sociais, membros de organizações de esquerda e libertárias. Estes protestaram contra o patriarcado e o reacionarismo. Repudiaram o machismo, o feminicídio, o transfeminicídio e toda e qualquer violência de gênero.
        A manifestação repudiou também o governo neoliberal de Macri que tem implementado política de Estado mínimo, a qual provoca pauperização crescente da classe trabalhadora. O país vive intensa crise econômica, com inflação de 47,8% em 2018, a maior dos últimos 27 anos. As mulheres trabalhadoras são as mais atingidas nesse processo.  Em toda a Argentina cresce intenso processo de luta pelo aborto legal, seguro e gratuito. Nesse ano de 2019 o projeto de lei será novamente debatido e votado - essa questão foi foco da manifestação. A questão do aborto é pauta histórica do movimento feminista – trata-se do direito da mulher ao controle do próprios corpo, o que é sistematicamente vetado pelo patriarcalismo hegemônico.
        A conjuntura argentina também é similar à brasileira no que tange os casos permitidos de realizar o aborto. Mesmo com a determinação judicial, os médicos muitas vezes se recusam a realizar o procedimento. Na Argentina, os recentes casos absolutamente inaceitáveis de meninas de 12 anos que engravidaram por força de estupros, revelam o reacionarismo absurdo dos médicos em questão. Estas crianças tinham direito ao aborto legal e, no entanto, os médicos cometeram cesárias não autorizadas nem pelas gestantes, nem familiares delas.
        A grande manifestação do Dia 8 de Março em Mar del Plata contou com milhares de manifestantes, o que mostra a força do movimento feminista e popular marplatense.
        Todo apoio às lutas contra o machismo, o patriarcalismo, a violência contra as mulheres, o feminicídio, o transfeminicídio, a cultura do estupro, o reacionarismo, o conservadorismo e o neoliberalismo.
Aborto Legal, Seguro y Gratuito!
Niñas No Madres!
Ni Una Menos!
Mar del Plata, 10 de março de 2019
Notícia/Fotos: Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania – Belo Horizonte/MG

Um comentário: