"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

26 DE JUNHO DE 2026: DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A TORTURA!

A tortura é um dos elementos fundantes da nação brasileira. Esta tem origem no mais infame dos negócios: o tráfico de escravizados, declarado recentemente pela própria ONU como o maior dos crimes contra a humanidade da história. 

São 526 anos de opressão dos Povos Indígenas e esbulho dos seus territórios. São quase 400 anos de escravização do Povo Negro. É esta a essência do genocídio, do ecocídio e do epistemicídio institucionais.  E ainda do racismo estrutural, do patriarcalismo sistêmicos. Estas são características do Estado brasileiro solidamente arraigadas. Aqui as classes perigosas, torturáveis e matáveis de sempre permanecem sob Estado de exceção permanente.

Os longos 21 anos de ditadura militar sedimentaram este quadro. A tortura, os desaparecimentos forçados, a estratégia do esquecimento foram adotados como política de Estado.  Permanecem hoje como sólidas instituições. Não houve responsabilização de agentes do Estado, de latifundiários e de empresários que cometeram crimes contra a humanidade. Tampouco foram esclarecidas circunstancialmente as torturas, mortes e desaparecimentos - crimes imprescritíveis, inafiançáveis e inanistiáveis. Não houve devolução dos restos mortais de desaparecidas/os às famílias e à sociedade. Não houve abertura irrestrita dos arquivos da repressão.

O Brasil é um dos campeoníssimos mundiais em crimes contra a humanidade. A longa transição continuísta, pactuada e sem ruptura manteve a estrutura do aparato repressivo da ditadura. O Estado burguês nunca abre mão dos instrumentos de violência que construiu.

Hoje reforçamos nosso tributo – que é permanente - às companheiras/os que tombaram na luta contra a ditadura e às vítimas do terrorismo de Estado. Reforçamos também nosso tributo a seus familiares, e a todes, todas e todos que lutam contra a tortura, por Memória, Verdade e Justiça.

ABAIXO O TERRORISMO DE ESTADO!

PELO DESMANTELAMENTO DO APARATO REPRESSIVO!

TORTURA NUNCA MAIS!

Belo Horizonte, 26 de junho de 2026

Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania – BH/MG


Nenhum comentário:

Postar um comentário