"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MANIFESTAÇÃO CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS: DIA 12/01/2012, ÀS 16H NA PÇA 7

AUMENTO NÃO! PORRADA NO BUSÃO!
Contra o aumento das passagens de ônibus!

Passe livre já para todos os estudantes e desempregados!
        Já é de conhecimento da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que com as festas de fim de ano e férias escolares, momento de dispersão da população, o Governo, em todas suas instâncias tira cada vez mais direitos do povo, aumentando absurdamente os impostos, juros e taxas. Marcio Lacerda e seus aliados empresários do setor dos transportes, sem qualquer consulta à população, aumentaram absurdamente as tarifas de ônibus na capital em quase 10% (acima da inflação), de RS2,45 para RS2,65. Mesmo com o mísero aumento do salário mínimo, uma pessoa que utiliza apenas duas tarifas por dia (há quem necessite usar mais de 4), gasta o equivalente a R$159,00, ou seja, mais de 25% do salário! Enquanto todos os políticos tem salários exorbitantes, o que resta para o povo é a mais carestia de vida e miséria! ISSO NÃO É JUSTO!
        Imaginem o que significa esse aumento para as famílias atingidas pelas chuvas: muitas desabrigadas ou desalojadas e algumas que inclusive perderam parentes. Elas não têm dinheiro sequer para garantir moradias dignas e seguras, com esse aumento vai ficar ainda mais difícil o acesso à saúde, trabalho, cultura e educação. Sem contar as populações das periferias que vêm sendo cada vez mais expulsas para longe das regiões centrais da cidade, numa clara política “higienizadora” que pretende imprimir a idéia de que BH está “livre da pobreza” nos grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
        Belo Horizonte tem uma das passagens mais caras do Brasil, mas a qualidade dos serviços é extremamente precária. Sofremos com ônibus lotados, longos períodos de espera e atrasos. Sem contar que o trânsito da capital está cada vez pior com o aumento exacerbado de veículos individuais. Não há auxílio para estudantes e desempregados (apenas o meio passe estudantil, que só é conseguido por uma parcela ínfima do alunado, depois de ser submetido a apresentar um verdadeiro “atestado de pobreza”). Este meio passe da Prefeitura não atinge as reais necessidades dos estudantes, garantindo lucros cada vez maiores às poucas famílias de empresários que exploram os transportes em Belo Horizonte.
        CONVOCAMOS A TOD@S OS ESTUDANTES E TRABALHADORES E DEMAIS ATINGIDOS COM O AUMENTO DAS PASSAGENS, A PARTICIPAREM DA MANIFESTAÇÃO CONTRA O AUMENTO E PELO PASSE LIVRE ESTUDANTIL. DIA 12 DE JANEIRO – 16H NA PRAÇA 7

Fórum Permanente pelo Direito ao Transporte 
        Até o momento, apoiam essa iniciativa: ANEL, MEPR, COLETIVO VAMOS À LUTA, UCMG, DA-FAE, DA-LETRAS, DA-MÚSICA, CAFITO, JORNAL A NOVA DEMOCRACIA, M.A.L, PSOL, PSTU, CSP-CONLUTAS, I.H.G.
Para mais informações, apoio etc. envie um e-mail para direitoaotransporte@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário