"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

GEMAL-IHG ✰ 3ª EDIÇÃO (2016)


GRUPO DE ESTUDOS DE MARXISMO LIBERTÁRIO - IHG
GEMAL-IHG 3ª EDIÇÃO (2016)
O GEMAL-IHG é realizado todo ano par, no segundo semestre, três encontros. A 3ª Edição acontece de setembro a novembro de 2016 - último sábado de cada mês - de 16h às 18h.
Local: Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania (IHG)
- Rua Hermilo Alves, nº 290, Bairro Santa Tereza – Belo Horizonte/MG.
PROGRAMAÇÃO/3ª EDIÇÃO (2016):
1ºENCONTRO (sábado, dia 24 de setembro de 2016, às 16h):
LAFARGUE, Paul. O direito à preguiça.  In: O direito à preguiça e outros textos. Lisboa: Editorial Estampa, 1977, p. 13-57.
·         Texto para imprimir:

2ºENCONTRO (sábado, dia 29 de outubro de 2016, às 16h):
FANON, Frantz.  Da Impulsividade Criminal do Norte-africano à Guerra de Libertação Nacional.  In: Os Condenados da Terra.  Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968, p. 253-275.
·         Texto para imprimir:

3ºENCONTRO (sábado, dia 26 de novembro de 2016, às 16h) - Direitos Humanos, Cidadania, Memória, Verdade e Justiça na perspectiva marxista:
MARX, Karl. Bruno Bauer, die Judenfrage [A questão judaica].  In: Sobre a questão judaica.  São Paulo: Boitempo, 2015 (2ª reimpressão), p. 33-54.
·         Texto para imprimir:

*Solicitamos a todas e todos que venham com os textos lidos em mãos! Textos disponíveis no local para fotocópia - Caderno de Textos que pode ser adquirido. Links para baixar e imprimir.

* PARA QUEM QUISER PODEMOS ENVIAR POR E-MAIL OS TEXTOS (PDF) EM ARQUIVOS ANEXOS. 

Informações: institutohelenagreco@gmail.com

SOBRE O GRUPO DE ESTUDOS DE MARXISMO LIBERTÁRIO - IHG
(GEMAL-IHG):
O GEMAL-IHG é uma das atividades de difusão e troca de conhecimentos do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania (IHG) para membros, apoiadores, visitantes, militantes de movimentos sociais, militantes libertários, militantes de esquerda e demais interessados(as). 
Sabemos que o termo marxismo libertário refere-se às vertentes marxistas que se consideram adeptas da autogestão social. O GEMAL-IHG, no entanto, aborda o marxismo de um modo geral. Estudamos conceitos, correntes, tendências e a história do marxismo. O GEMAL-IHG é uma proposta dos membros do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania com a participação de apoiadores e visitantes presentes nas reuniões abertas de sábado. Durante estas reuniões são apresentados e deliberados textos para o grupo de estudos.
O GEMAL-IHG está aberto para toda a comunidade: é público. Não se trata de órgão de partido - não é fechado, interno ou só para membros. Não é tampouco meio de cooptação de militantes. Não é uma atividade de proselitismo ou de parcialização de versões e ideologias dentro do movimento socialista. O GEMAL-IHG não é atividade de alguma corrente ou tendência política específica.
É um grupo de estudos a partir da militância dos direitos humanos e cidadania para aqueles (as) que se reivindicam marxistas, não marxistas, adeptos de outras correntes socialistas, do movimento popular e para demais interessados(as). Trata-se de um espaço de leitura, de discussão e de exercício do dissenso. A manifestação é livre, é de cada um(a) que participa.
O objetivo é que todos(as) tenham contato com as correntes marxistas para que saibam da origem, da história, das ideias e dos movimentos. 
O Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania não é uma organização política ou uma tendência setorial marxista. O Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania se coloca como um espaço apartidário de unidade de pessoas: trabalhadores(as), estudantes, militantes de movimentos sociais, militantes de esquerda, militantes de movimentos libertários (para além dos ismos) na luta pelos direitos humanos, cidadania, memória, verdade e justiça. Articula-se sempre de forma autogestionária, autônoma e independente com relação ao Estado, governos, comércios, empresas, patrões, parlamento, gabinetes, editais, fundo partidário, burocracia universitária, burocracia sindical e institucionalidade.
Nos grupos de estudos e na militância do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania não parcializamos, não oscilamos, não especificamos, não sintetizamos, não pós-modernizamos correntes e tendências do socialismo. O GEMAL-IHG é um espaço de difusão e troca de conhecimentos - uma atividade secundária, pois o foco do Instituto Helena Greco é constituído pelos direitos humanos e cidadania. Reafirmamos, assim, a nossa unidade de indivíduos e a nossa independência - com classismo (perspectiva da classe trabalhadora) e combatividade. Lutamos contra todas as formas de opressão, exploração e autoritarismo - estamos ombro a ombro com os de baixo na luta contra o capitalismo, contra o totalitarismo de mercado (neoliberalismo) e contra as mazelas do Estado. Machistas, racistas, homofóbicos, lesbofóbicos, transfóbicos, integralistas, fascistas e nazistas não passarão!
Para mais informações sobre o Grupo de Estudos de Marxismo Libertário-IHG entrem em contato, compareçam às reuniões abertas aos sábados, às 16h – participem da construção. Temos o caderno com todos os textos, o qual pode ser adquirido ou fotocopiado. Temos também links para baixar e imprimir.
O GEMAL-IHG ocorre sempre nos anos pares, no segundo semestre, com três encontros: de setembro a novembro, no último sábado de cada mês.
O último encontro de cada edição aborda direitos humanos, cidadania, memória, verdade e justiça, luta contra o terrorismo de Estado e do capital na perspectiva marxista. A 1ª edição do GEMAL-IHG foi no ano de 2012 (houve 5 encontros). A 2ª edição foi no ano de 2014.
Não há necessidade de inscrição prévia. O GEMAL-IHG possibilita a entrada de novos interessados no decorrer do semestre. O(a) interessado(a) pode escolher de quais encontros irá participar. Basta ler os textos e comparecer nos debates. Participe, venha colocar seu ponto de vista.
SAUDAÇÕES LIBERTÁRIAS!
Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário