"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

SOBRE (RE) LANÇAMENTO DE A CHAMA E O VENTO EM BH

Imagem: Maria Helena Barcelos (irmã de Maria Auxiliadora Lara Barcelos),
Sérgio Mudado (autor do livro a chama e o vento) e Cecília Coimbra (Grupo Tortura Nunca Mais/RJ).
NOTÍCIA SOBRE (RE) LANÇAMENTO DO LIVRO A CHAMA E O VENTO

        Realizado, no dia 31 de outubro/2016, no Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania (BH/MG), a chama e o vento - (Re) lançamento do livro de Sérgio Mudado.

        Houve uma roda de conversa entre Sérgio Mudado, Cecília Coimbra (Grupo Tortura Nunca Mais/RJ), Maria Helena Barcelos (irmã de Maria Auxiliadora Lara Barcelos) e o público.  Além de Maria Helena, estavam presentes os seguintes familiares de Maria Auxiliadora Lara Barcelos: Maria Luiza Barcelos Guimarães (irmã), José Guilherme Lara Barcelos (irmão) e Philipe Ratton (sobrinho). Estiveram presentes estudantes, professores(as), trabalhadores(as), militantes dos movimentos sociais, familiares e companheiros(as) de Sérgio Mudado. Foi feita leitura dramática de um trecho do livro pela atriz Idylla Silmarovi (idealizadora do espetáculo Guerrilha).

Houve homenagem à Maria Auxiliadora Lara Barcelos (1945 – 1976), à sua mãe – Dona Clélia Lara Barcellos (in memoriam) - e aos seus familiares.  O romance de Sérgio Mudado é uma ficção que transita pelos acontecimentos da época da ditadura militar (1964-1985). Tem como pano de fundo a trajetória de Maria Auxiliadora Lara Barcelos. 

Maria Auxiliadora Lara Barcelos (Dorinha, Dodora) participou da luta armada contra a ditadura e pelo socialismo – fez parte de Comandos de Libertação Nacional (COLINA) e Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares (VAR-Palmares). Nasceu em Belo Horizonte, estudou medicina na UFMG, atuou na clandestinidade, foi presa política barbaramente torturada. Foi banida do país em janeiro de 1971, trocada com outros(as) 69 companheiros(as) pelo embaixador suíço. Atuou no Chile de Salvador Allende e, com o golpe de Pinochet, teve que fugir para a Europa. Denunciou amplamente as torturas, mortes e desaparecimentos – os crimes contra a humanidade – praticados pela ditadura brasileira. Suicidou-se no exílio em Berlim, em 1976. Sua mãe, Dona Clélia Lara Barcelos, é referência de dignidade, coragem e combatividade dos familiares de presos políticos e de todos que lutaram contra a ditadura militar.

O (re) lançamento do livro a chama e o vento foi uma parceria entre o Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro e o Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania. Agradecemos a presença de todas e todos.

Companheiras
Dona Clélia Lara Barcellos 
e
Maria Auxiliadora Lara Barcelos:
Presentes na luta!

Belo Horizonte, 1º de novembro de 2016
Notícia/Fotos/Arquivo: Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania



Nenhum comentário:

Postar um comentário