"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

MANIFESTAÇÃO ANTIFASCISTA NA AVENIDA PAULISTA

MANIFESTAÇÃO ANTIFASCISTA E ANTI-BOLSONARO EM SÃO PAULO
         O Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania esteve presente em ato feminista, antifascista e anti-Bolsonaro que ocorreu no dia 20/10/2018 em São Paulo. O ato contou com a presença de diversos movimentos sociais e vários setores de esquerda, os quais repudiaram a candidatura de extrema-direita de Jair Bolsonaro (PSL/PRTB), gritando ELE NÃO! A manifestação seguiu pela Avenida Paulista e terminou na Praça da Sé.
A violência explícita da cultura repressiva é matéria de longa duração no Brasil e tem sedimentado a presença do fascismo ao longo de décadas. A ditadura consolidou a tortura. A transição pactuada – ainda em andamento – a manteve como instituição sólida do aparato repressivo. O terrorismo de Estado prossegue no genocídio contra o Povo Negro e os Povos Indígenas. Prossegue também nas chacinas periódicas contra as/os trabalhadoras/es do campo e da cidade, contra moradoras/es de periferia, morros e favelas. Tal repressão e violação dos direitos humanos são cada vez mais potencializadas com as UPPs e a intervenção militar.  Há ainda a perseguição e criminalização de manifestantes e dos movimentos sociais (vide a lei antiterrorismo).
Com tudo isto, a escalada do fascismo tem sido cada vez mais explícita na sociedade através de grupos de extrema-direita organizados abertamente nas ruas incentivados pela prática e pelo discurso de ódio de Bolsonaro – machistas, misóginos, lgbtqifóbicos, xenófobos, racistas, defensores da ditadura militar, defensores da tortura, defensores do extermínio, antipetistas, antissocialistas, anticomunistas, nazistas/fascistas/integralistas.  Exacerbam os discursos anti-povo e os ataques contra os direitos humanos.
Nós, do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania, repudiamos e combatemos  veementemente  todas estas manifestações e expressões do fascismo, do ódio, da intolerância praticados por Bolsonaro e seus seguidores. Continuaremos também firmes na luta pela abertura irrestrita dos arquivos da repressão, pelo desmantelamento do aparato repressivo, pela responsabilização dos torturadores da ditadura militar e contra o terrorismo de Estado e do capital.
         O fascismo tem se mostrado cada vez mais na sociedade. Para contê-lo acreditamos que é necessária uma mobilização social forte, ampla e organizada de forma permanente no chão das fábricas, nas escolas, nas universidades, nas ruas, no campo, nas periferias, nos morros e favelas. Precisamos retomar as ruas, que historicamente pertencem aos movimentos sociais, para destruí-lo.
         Nós participamos também das manifestações anti-Bolsonaro em Belo Horizonte.
VIVA A LUTA ANTIFASCISTA!
Nazi/fascismo, racismo, machismo e lgbtfqifobia: NÃO PASSARÃO!
Ditadura e tortura NUNCA MAIS!
EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS: ELE NÃO! ELE NUNCA! ELE JAMAIS!
Belo Horizonte, 23 de outubro de 2018
Notícia/Fotos: Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário