"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

TODA SOLIDARIEDADE AOS FAMILIARES DE FERNANDO SANTA CRUZ!

NOSSO REPÚDIO AOS ATAQUES DE BOLSONARO 
AO DESAPARECIDO POLÍTICO FERNANDO SANTA CRUZ
        O Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania vem a público manifestar o mais veemente repúdio às abjetas investidas de Bolsonaro contra Fernando Santa Cruz, Felipe Santa Cruz (presidente da OAB) e seus familiares. O objetivo destas investidas é o aviltamento da memória dos mortos e desaparecidos políticos e da história de todas/os que combateram a ditadura militar (1964-1985) e sofreram sua opressão - perseguições, prisões, exílio, banimentos, torturas, mortes, estupros, desaparecimentos forçados. Elas atingem sobretudo a valorosa luta permanente dos familiares, os quais  até hoje não tiveram o direito ancestral de enterrar seus entes queridos. É o caso de Elzita Santa Cruz (mãe de Fernando, avó de Felipe), falecida recentemente aos 105 anos. Por mais de quatro décadas lutou bravamente pelo esclarecimento circunstanciado da verdade e pelo resgate dos restos mortais do seu filho. Ela e seus familiares são referência fundamental para todas/os que travam esta luta.
        Fernando Santa Cruz foi militante do movimento estudantil e da Ação Popular Marxista-Leninista (APML). Era funcionário público e estudante de direito. A data de seu desaparecimento é 23 de fevereiro de 1974. Neste dia foi preso, juntamente com Eduardo Collier Filho, pelo DOI-CODI/RJ, um dos principais centros de tortura e extermínio da ditadura militar. Eduardo Collier também é desaparecido político.
        Bolsonaro mentiu descaradamente ao longo desta semana. Ao fazê-lo, se colocou como cúmplice e apologista contumaz de crimes contra a humanidade - portanto imprescritíveis, inafiançáveis e inanistiáveis: tortura, eliminação de oponentes, desaparecimento forçado. Suas declarações, repetidas à exaustão, se consolidam como método de governo.
      Ainda ao longo desta semana, além das barbaridades brandidas contra Fernando e Felipe Santa Cruz, Bolsonaro defendeu o esbulho das terras indígenas nas aldeias Wajãpis no Amapá, banalizou o assassinato do cacique Emyra, naturalizou o terrível massacre na prisão de Altamira/Pará, apoiou o trabalho infantil e o trabalho análogo à escravidão. Precarizou as normas de segurança do trabalho para contemplar o empresariado. Afirmou ainda que sonha em implantar o trabalho forçado no sistema prisional. Tudo isto em meio ao avanço no congresso da tramitação do infame projeto de reforma (destruição) da Previdência Social.
      Este quadro constitui a essência do projeto de poder de Jair Bolsonaro. Por isto ele se cercou de militares, os quais aparelharam o primeiro escalão e têm cargos em todas as instâncias do executivo. Todos eles também saudosistas da ditadura militar. Tal projeto de poder tem como referência os porões da ditadura e como paradigma o arquitorturador Cel. Carlos Alberto Brilhante Ustra.
        O negacionismo histórico é levado às máximas consequências no governo Bolsonaro. Daí a intervenção pesada na Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos com o objetivo de aniquilá-la. Nesta quinta-feira (01/08), quatro de seus membros foram substituídos por militares e integrantes do PSL. Trata-se de represália: foi esta comissão que expediu, na semana passada, o atestado de óbito de Fernando Santa Cruz oficializando – mais uma vez – que ele foi morto sob tortura pelo Estado durante a ditadura militar, em fevereiro de 1974.
        O nefando presidente da república terá que prestar contas de suas execráveis declarações. A família de Fernando Santa Cruz tem todo o nosso apoio e solidariedade nas iniciativas encaminhadas neste sentido. O desagravo definitivo diz respeito à prestação de contas à sociedade e à História. Isto só será possível com o aprofundamento da luta pelo direito à História, à Memória, à Verdade e à Justiça, pela abertura dos arquivos da repressão, pelo desmantelamento do aparato repressivo.
COMPANHEIRO FERNANDO SANTA CRUZ: PRESENTE!
COMPANHEIRA ELZITA SANTA CRUZ: PRESENTE!
PELO DIREITO À HISTÓRIA, À MEMÓRIA, À VERDADE E À JUSTIÇA!
DITADURA NUNCA MAIS!
ABAIXO O TERRORISMO DE ESTADO!
FORA BOLSONARO! FASCISTAS NÃO PASSARÃO!
Belo Horizonte, 2 de agosto de 2019
Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania – BH/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário