"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

terça-feira, 30 de junho de 2020

#BrequeDosAPPs

1º DE JULHO DE 2020: #BrequeDosAPPs
TODO APOIO À PARALISAÇÃO NACIONAL DOS ENTREGADORES DE APLICATIVOS

        Nesta quarta-feira, 1º de julho, acontece a primeira greve geral dos entregadores de todos os aplicativos (apps) que atuam no país. A mobilização ganhou força na sua horizontalidade e autonomia atingindo outros países da América Latina, como Argentina, Uruguai e Paraguai. A greve - que foi convocada pelos informais da entrega - tem também a adesão dos motociclistas, ciclistas e mototaxistas celetistas e autônomos.
        Sabemos o quão essencial é o trabalho dos entregadores de apps – não fossem eles, o país inteiro teria literalmente empacado com a COVID-19. Sabemos também que eles são cada vez mais submetidos a condições subumanas de vida e trabalho. Houve aumento insuportável da jornada diária (chegando muitas vezes a mais de 15 horas) e queda da já baixíssima remuneração. Há bloqueios sistemáticos e desligamentos injustificados. Além disso, as empresas não fornecem devidamente equipamentos de proteção individual, muito menos se responsabilizam minimamente pelos outros fatores de periculosidade – sobretudo advindos do trânsito assassino que assola o país.
        As imensas empresas de apps (que formam um oligopsônio) controlam de maneira absoluta o mercado de trabalho, o qual é altamente concentrado. Quanto maior é o poder de mercado desses apps, maiores são a exploração e a opressão sobre os trabalhadores – quanto maiores as empresas, menores os salários e maior a precarização do trabalho. Nenhuma novidade aí: é esta a lógica do capitalismo. E é esta a lógica que se quer legitimar e consolidar nas relações de trabalho no pós-pandemia: o incremento sem limites das relações exploração, opressão e das violações dos Direitos Humanos contido no projeto econômico letal do governo Bolsonaro/Mourão/Paulo Guedes.
        As reivindicações dos entregadores dos apps são mais do que justas: aumento do valor por Km; aumento do valor mínimo; fim dos bloqueios indevidos; fim da pontuação e restrição de local; seguro de roubo, de acidente e de vida; auxílio pandemia. Constituem, portanto, a própria defesa da vida dos entregadores de aplicativos. A eles, todo o nosso apoio e solidariedade. Força na luta! A luta antifascista é anticapitalista.
VIVA A PARALISAÇÃO NACIONAL DOS ENTREGADORES DE APLICATIVOS!
BASTA DE EXPLORAÇÃO E OPRESSÃO PRATICADAS PELAS EMPRESAS DE APPS!
#ApoioBrequeDosAPPS
#DiaSemAPP
Belo Horizonte, 30 de junho de 2020
Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania – BH/MG
Imagem/Fonte: https://www.facebook.com/tretanotrampo

Nenhum comentário:

Postar um comentário