"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

domingo, 19 de setembro de 2021

19 DE SETEMBRO DE 2021: CENTENÁRIO PAULO FREIRE! VIVA A EDUCAÇÃO POPULAR LIBERTADORA!

Seria uma atitude ingênua esperar que

as classes dominantes desenvolvessem

uma forma de Educação que proporcionasse

às classes dominadas perceber

as injustiças sociais de maneira crítica.

 

Quando a Educação não é libertadora,

o sonho do oprimido é ser o opressor.

Paulo Freire

        Paulo Freire, além de gigante, é eterno. Patrono da Educação Brasileira é considerado um dos maiores educadores – na teoria e na prática. Natural de Recife/PE, Paulo Freire implementou seu método revolucionário de alfabetização em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, de 1961 a 1963. É histórica a experiência de Angicos/RN, onde 300 cortadores de cana aprenderam a ler e a escrever em 45 dias.

       O Método Paulo Freire é o combate ao que ele chama de educação bancária. Para Paulo Freire, educadores e educandos são igualmente sujeitos aprendentes permanentes. Não são objetos transmissores (no caso dos educadores) ou receptores (no caso dos educandos) de um conhecimento instituído pela ideologia dominante. São, isto sim, sujeitos produtores de saberes cujo princípio é a transformação da realidade na perspectiva autoemancipatória. Para ele, a leitura do mundo precede a leitura da escrita – dialeticamente, uma não pode acontecer sem a outra. O Método Paulo Freire se construiu como instrumento de luta: é Anticapitalista, Anti-imperialista e Antirracista.

De 1964 a 1979, Paulo Freire foi submetido a 15 longos anos de exílio, pela ditadura militar (1964-1985). Em 1964, Paulo Freire foi compulsoriamente aposentado pela Universidade Federal de Pernambuco, onde lecionava História e Filosofia. Ficou preso durante 70 dias, depois expulso do país – tornou-se apátrida, a ditadura cassou até seu passaporte. Só voltou em agosto de 1979. Ele era considerado pelo sistema um dos oito maiores inimigos internos, absolutamente indesejáveis pelo regime. Foi classificado de inimigo da nação, perigoso subversivo e ignorante absoluto (sic). Tal como faz agora o governo genocida de Bolsonaro/Mourão, suas milícias e seus generais, todos entusiastas da ditadura militar.

A excelência da pedagogia crítica do Método Paulo Freire foi comprovada empiricamente em todo o mundo. Sobretudo em países da África nos anos 1970, em pleno processo de luta de libertação contra o colonialismo/imperialismo europeu: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe. Ao repertório revolucionário freiriano foram acrescentados o aporte decolonial de Frantz Fanon e Amilcar Cabral.

Paulo Freire sempre se colocou como militante de uma práxis pedagógica que hoje, mais do que nunca, permanece atual, necessária e presente!

COMPANHEIRO PAULO FREIRE (1921 - 1997):

PRESENTE, HOJE E SEMPRE!

Belo Horizonte, 19 de setembro de 2021

Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania - BH/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário