"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

domingo, 20 de novembro de 2022

VIVA O LARGO DO ROSÁRIO!

Realizada grande celebração no Largo do Rosário, patrimônio imaterial do Povo Negro de Belo Horizonte/MG.

O Largo do Rosário existia no antigo arraial do Curral Del Rey e foi aniquilado pela construção de Belo Horizonte. Era situado onde hoje estão os quarteirões que abrangem a Rua da Bahia com a Rua Timbiras. O largo era composto pela Igreja Nossa Senhora do Rosário e pelo Cemitério da Irmandade dos Homens Pretos.

Antes do surgimento de Belo Horizonte, negras e negros eram majoritários. Representavam 77% da população do Curral Del Rey. A população negra, excluída pela Igreja Católica, criou sua própria fraternidade, a Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. A intenção era ter cultos próprios e sepultamentos dignos. O largo surgiu a partir do início do século XIX. Foi construído com recursos próprios da fraternidade, a qual teve que se submeter à autorização do rei.

Com a construção da nova capital, a partir de 1893, muitas edificações e territórios do Curral Del Rey foram destruídos, inclusive espaços sagrados da população negra. Além da tentativa de anulação da memória, o racismo e o elitismo impregnados na nova cidade planejada determinaram segregação absoluta desta população.

Expulsa da nova capital, a irmandade negra conseguiu manter seus laços nas periferias. A Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário - assim como os demais reinados e congados - mantém viva a História de luta e resistência.

Já no século XX, em 1923, o arcebispo Dom Cabral proibiu terminantemente que fossem realizadas cerimônias da Irmandade do Rosário nos templos católicos. Até hoje, para conseguir licença para a utilização dos espaços das igrejas, a irmandade precisa enfrentar pesado processo burocrático na hierarquia da Igreja Católica.

No sábado, dia 19/11, a partir da forte mobilização do Povo Negro, da pesquisa do Padre Mauro Luiz da Silva e dos reinados e congados de Belo Horizonte, foi inaugurada a placa indicativa do Largo do Rosário. Foi um ato simbólico que oficializa o reconhecimento do local como patrimônio imaterial. Contou com a participação de reinados e congados. Participaram do cortejo a Guarda de Moçambique, Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, o Congado Moçambique de São Benedito, a Comunidade Quilombola Irmandade Os Carolinos e a Federação de Congados de Minas Gerais.

PELO DIREITO À HISTÓRIA, À MEMÓRIA, À VERDADE E À JUSTIÇA!

ABAIXO A SEGREGAÇÃO!

PELO FIM DO GENOCÍDIO DO POVO NEGRO!

VIVA A LUTA ANTIRRACISTA E ANTICOLONIAL!

VIVA A CULTURA AFRO!

VIVA ZUMBI! VIVA DANDARA!




























Belo Horizonte, 20 de novembro de 2022 
Dia Nacional da Consciência Negra e Dia de Zumbi do Quilombo dos Palmares 
Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário