NOTA DE REPÚDIO AO ASSASSINATO DE CLEOMAR RODRIGUES
DE ALMEIDA, EXECUTADO PELO LATIFÚNDIO EM 22/OUT/2014
Nós, do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania (IHG-BH/MG), manifestamos o mais veemente repúdio ao assassinato do companheiro Cleomar Rodrigues de Almeida, coordenador político da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) do Norte de Minas e Sul da Bahia.
Cleomar foi barbaramente executado no dia 22/10/2014, em Pedra de Maria da Cruz-MG, tocaiado por pistoleiros a soldo dos latifundiários da região. Denunciamos a participação direta do proprietário das Fazendas Pedras de São João, Antônio Aureliano Ribeiro de Oliveira – mandante do crime – e de seu capataz, Marquinhos – executor do crime. Denunciamos ainda a cumplicidade de seus vizinhos: Rodolfo e Iran de Moura.
Há muito o companheiro Cleomar vinha sendo ameaçado por causa da sua combatividade na luta contra o latifúndio e na luta por terra para quem nela vive e trabalha. O massacre de trabalhadoras e trabalhadores sem terra tem sido prática sistemática do latifúndio/agronegócio, que conta com a tolerância e cooperação dos governos estadual e federal. Responsabilizamos igualmente estes governos e o Estado brasileiro por esta situação de barbárie que se abate sobre nossos companheiros e nossas companheiras que lutam contra o latifúndio.
Prestamos solidariedade irrestrita aos familiares, às companheiras e companheiros de luta de Cleomar Rodrigues de Almeida – estamos juntos nesta luta! Exigimos justiça e terra para quem nela vive e trabalha.
ABAIXO AS PERSEGUIÇÕES E ASSASSINATOS
COMETIDOS PELO LATIFÚNDIO!
PELO FIM DO LATIFÚNDIO! ABAIXO A REPRESSÃO!
VIVA A LUTA DAS TRABALHADORAS E TRABALHADORES
SEM TERRA!
COMPANHEIRO CLEOMAR RODRIGUES DE ALMEIDA:
PRESENTE! PRESENTE, HOJE E SEMPRE!
Belo Horizonte, 05 de
novembro de 2014
INSTITUTO HELENA GRECO DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
(IHG-BH/MG)
e por exigência de justiça!
Companheiro Cleomar:Presente na luta!
Dia 06/11/2014, às 18h30
Local: auditório do Sindicato dos Empregados no Comércio de BH
Rua Tupinambás, 1.045, Centro - BH/MG
*No dia 24/11/2014, uma manifestação
em Pedras de Maria da Cruz/MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário