"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

domingo, 30 de novembro de 2014

MESA REDONDA SOBRE A DITADURA MILITAR, CEFETE-CURVELO/MG

Mesa redonda sobre a ditadura militar, CEFETE-Curvelo/MG

O VI Festival de Arte e Cultura do CEFET-Curvelo/MG aconteceu na semana de 24 a 28 de novembro de 2014. O foco do Festival foi o cinquentenário do golpe militar de 1º de abril de 1964 – a luta contra a ditadura (1964-1985). Os estudantes e professores construíram várias atividades como: a sala de torturas que continha a denúncia do aparato repressivo da ditadura e a lista dos mortos e desaparecidos políticos; a denúncia da censura e exposição sobre poesia e música de protesto; o varal de poesias de resistência; homenagem a Zuzu Angel, natural de Curvelo – foi feito um desfile com a réplica da moda de resistência desta estilista que foi assassinada pela ditadura. Houve também atividades sobre a obra do Aleijadinho – este é o ano do segundo centenário de sua morte.

O Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania participou da mesa redonda do dia dia 27/11/2014, que contou com a presença de: 
- Núbia Braga, profa. da UEMG, fez uma exposição sobre a questão da política de extermínio dos povos indígenas no Brasil desde a época colonial, passando pelo período da ditadura até chegar aos dias atuais. 
- Heloísa "Bizoca" Greco, membro do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania (IHG-BH/MG) e da Frente Independente pela Memória, Verdade e Justiça (FIMVJ/MG), fez uma exposição sobre a luta contra a ditadura militar e a luta contra a repressão nos dias atuais.
- Bruno Dutra, Prof. de História do CEFETE-Curvelo/MG, fez uma introdução sobre os temas e a mediação dos debates.
Houve participação ativa dos estudantes, professoras e professores do CEFETE.
Fotos: Raul Lima.
Texto: IHG 
29 de novembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário