"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

CIDADE E MEMÓRIA - DOCUMENTÁRIOS SOBRE A DITADURA E A LUTA ANTIMANICOMIAL

Imagem: Documentários VÍDEO-CARTA, SERRA VERDE, MEMÓRIA ESSENCIAL e ARARA: UM FILME SOBRE UM FILME SOBREVIVENTE. 


 12ª CINEBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte
Mostra “A cidade em Movimento”

Sessão 2 - "CIDADE E MEMÓRIA" :

Quinta-feira, dia 30/08/2018, às 19h00
- Cine Sesc Palladium - Sala Prof. José Tavares de Barros - BH/MG

Exibição dos documentários:
VÍDEO - CARTA
SERRA VERDE
MEMÓRIA ESSENCIAL
ARARA: UM FILME SOBRE UM FILME SOBREVIVENTE

*Ao final da sessão haverá uma roda de conversa com a presença dos diretores dos filmes. Convidada para roda de conversa: Heloisa Greco (Bizoca) - membro do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania – BH/MG.

        "Cidade e Memória traz filmes produzidos por novos cineastas de Belo Horizonte sobre fatos históricos ocorridos no Brasil e América Latina, além de filmes que trazem marcas que a nossa cidade ainda carrega sobre os tempos da ditadura e das instituições manicomiais. Contra a ditadura e contra os manicômios, contra tudo que aprisiona e cerceia o livre direito de ir e vir, a sessão é uma resposta da cidade para os tempos sombrios que estamos vivendo”.

        A programação é oferecida gratuitamente ao público. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria de cada espaço, 30 minutos antes do horário de cada sessão. Classificação: 12 anos.

VÍDEO - CARTA | DIREÇÃO: PRISCILA MUSA - DOCUMENTÁRIO, COLORIDO, DIGITAL, 20 MIN, 2018

Sinopse

        Uma pequena carta por onde percorremos alguns fragmentos de imagens. Os rastros dos tempos de escuridão tatuados no espaço urbano de Buenos Aires, de Montevidéu e de Belo Horizonte. A ditadura civilmilitar, o Parque da Memória e a Praça de Maio na Argentina. Os anos de fuzilamento e tortura do Cárcere Miguelete, atual Espaço de Arte Contemporânea no Uruguai. Alguns pequenos frames de luz colocam o passado em movimento no presente, para que possamos pensar sobre a memória de um antigo Hospital de Neuropsiquiatria Infantil, o casarão que hoje abriga o Espaço Comum Luiz Estrela. Ao mesmo tempo, um cavalo que se recusa a viver na cidade flutua na imagem, como uma de nossas memórias visuais mais antigas.

SERRA VERDE | DIREÇÃO: LUCIENE ARAUJO - DOCUMENTÁRIO, COLORIDO, DIGITAL, 17 MIN, 2018

Sinopse:

        As "ruínas" de um manicômio desativado são percorridas e dois personagens relatam experiências traumáticas e inusitadas sobre esse local, a "Clínica Serra Verde", situada em Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte. O espectador é impulsionado a entrar imageticamente no interior da clínica. A atmosfera do documentário Serra Verde relaciona-se com a história do espaço onde lembranças e memórias foram marcadas pelo encarceramento de muitas pessoas.

MEMÓRIA ESSENCIAL | DIREÇÃO: LUCIENE ARAUJO E CERES CANEDO - DOCUMENTÁRIO, COLORIDO, DIGITAL, 6 MIN, 2016

Sinopse:

        Documentário híbrido baseado em registros documentais e relatos de dois familiares mineiros de desaparecidos na Guerrilha do Araguaia. É também um ensaio que percorre a poética das imagens construídas pela memória daqueles que sofreram mais cruelmente as consequências da ditadura militar no Brasil (1964-1985). No curta, Maria de Fátima Marques e Valéria Costa Couto narram as trajetórias de seus irmãos e as dores provocadas pelo desaparecimento forçado de um familiar. Expõem a oscilação entre o querer lembrar e o querer esquecer essa história sem fim. Essa "morte incerta" do individuo ausente. Essa história silenciada.

ARARA: UM FILME SOBRE UM FILME SOBREVIVENTE | DIREÇÃO: LIPE CANÊDO - DOCUMENTÁRIO, COLORIDO, DCP, 13 MIN, 2017

Sinopse:

        Em 2012, Rodrigo Piquet, do Museu do Índio, mostra a Marcelo Zelic, do grupo Tortura Nunca Mais, um filme que encontrara, chamado Arara. O título não se referia ao animal, nem ao povo conhecido por esse nome. Zelic o aponta como importante registro probatório sobre o ensino de tortura durante a ditadura militar. Eram imagens da formatura da Guarda Rural Indígena, em Belo Horizonte, produzidas pelo indigenista Jesco Von Puttkamer em 1970.

* Informações e programação completa da mostra “A cidade em Movimento” - 12ª CINEBH:
 
http://cinebh.com.br/


https://www.facebook.com/cinebh/



https://www.facebook.com/cinebh/videos/313374196077518/


* LEIA TAMBÉM SOBRE O DOCUMENTÁRIO MEMÓRIA ESSENCIAL:

- EXIBIÇÃO "MEMÓRIA ESSENCIAL" - 22/07/2015


EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO "MEMÓRIA ESSENCIAL"

REALIZADA A EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO MEMÓRIA ESSENCIAL - 04/09/2013 
https://institutohelenagreco.blogspot.com/2013/09/realizada-exibicao-do-documentario.html

DOCUMENTÁRIO MEMÓRIA ESSENCIAL - EXIBIÇÃO E DEBATE COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS SOBRE A GUERRILHA DO ARAGUAIA E DITADURA MILITAR 
https://institutohelenagreco.blogspot.com/2013/09/documentario-memoria-essencial-exibicao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário