"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

CONVOCAÇÃO PARA O ATO EM DEFESA DOS 23

Não é só pelos 23, é por todas/os que lutam! Fora intervenção!
        Na plenária da campanha "Não é só pelos 23: é por todos e todas que lutam" foi decidido realizarmos uma grande manifestação na data e local deliberados. Escolhemos essa data por ser o dia do assassinato político da vereadora Marielle Franco, que ocorreu já sob a Intervenção militar no Rio de Janeiro. Além de sindicatos e movimentos populares a plenária contou também com a presença de Mães vítimas de violência do Estado.
        A campanha participará do ato dos professores da rede municipal no dia 08 de agosto e também faz um chamado para que todas e todos participem. Também foi deliberado o lançamento da campanha internacional de solidariedade aos 23 no dia 14. Que nossa campanha também sirva a denunciar as perseguições e prisões políticas que ocorrem em outros países. Link para compartilhamento:


Convocatória para o ato:
EM DEFESA DOS 23 E DO DIREITO DE MANIFESTAÇÃO, CONTRA A INTERVENÇÃO MILITAR, EM REPÚDIO AO ASSASSINATO POLÍTICO DE MARIELLE FRANCO, CONTRA O GENOCÍDIO DO POVO POBRE E NEGRO NAS FAVELAS E NO CAMPO, TODOS E TODAS À CANDELÁRIA NO DIA 14 DE AGOSTO, ÀS 17H!
        A publicação da sentença que condena os 23 ativistas de 5 a 13 anos de prisão está inserida no contexto de grave crise econômica, política e social que o nosso país se encontra, em especial o Rio de Janeiro. A carestia de vida, o desemprego e o desmonte dos serviços públicos crescem em todo o país e grande parte da iniciativa empenhada pelos governos municipais, estaduais e federal tem caminhado em direção ao aprofundamento da militarização dos espaços e à retirada dos direitos historicamente conquistados e no Rio de Janeiro mais precisamente com a intervenção militar, apontando para uma escalada da repressão.
        O aumento das chacinas nas favelas, o controle do espaço urbano, os assassinatos e execuções de camponeses e indígenas que lutam pela terra são parte da mesma política de tentar coibir o direito de manifestação e livre organização também representada na sentença que condena os 23 ativistas. Cada vez mais militantes políticos e ativistas de direitos humanos têm sido perseguidos, criminalizados e mortos por lutar pelo justo, apontando a implementação de um estado de exceção que se organiza cada vez mais para reprimir e amedrontar a luta popular.
        A condenação dos 23 ativistas no Rio é o primeiro passo dado na tentativa de criminalizar a luta popular em todo o país. Em São Paulo 18 ativistas também respondem a inquéritos frutos das Jornadas de Junho. Lembramos também que Rafael Braga continua preso por portar pinho sol, os jovens Caio e Fábio respondem por um crime desproporcional em que de fato o que ocorreu foi um acidente em que os culpados são a polícia militar com a violência brutal perpetrada contra os manifestantes e a Rede Bandeirantes que colocou um trabalhador sem material de proteção numa zona de conflito. Dentro desse ataque os algozes do povo contam com a colaboração do monopólio da imprensa que em conluio com os demais poderes de Estado utiliza-se de estratégias discursivas e criação de lideranças fictícias para tentar criminalizar ativistas e movimentos que lutam em defesa dos direitos do povo.
        Deste modo, se o ataque é de classe, temos a responsabilidade em construir uma resposta política coletiva e efetiva, nas ruas, nas praças, nas escolas e nas universidades, para além das das paredes que nos cercam e algemas que tentam nos prender . Não nos curvaremos!
   Nesse sentido, convocamos todos/as ativistas, movimentos e organizações populares, sindicatos, entidades democráticas e intelectuais progressistas a participarem da primeira grande manifestação da campanha “Não é só pelos 23, é por todas e todos que lutam! Fora Intervenção!”, dia 14 de agosto, às 17h, na Candelária.
LUTAR NÃO É CRIME! EM DEFESA DO DIREITO DE MANIFESTAÇÃO!
PELO FIM DO GENOCÍDIO DO POVO POBRE E NEGRO DAS FAVELAS E NO CAMPO!
LIBERDADE PARA RAFAEL BRAGA!
NÃO AO JÚRI POPULAR DE CAIO E FÁBIO!

ABAIXO A INTERVENÇÃO MILITAR NO RIO DE JANEIRO!
FASCISTAS, NÃO PASSARÃO!
- Texto e imagens reproduzidos/fonte:
- Informações e convocação para o ato:

Nenhum comentário:

Postar um comentário