"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

NOTA DO GRUPO TORTURA NUNCA MAIS/RJ DE REPÚDIO AO LIVRO DE HUGO STUART

Acervo GNTM/RJ - 8 de agosto de 2018
NOTA DENÚNCIA E CONVITE PARA O ESCRACHO
        O GRUPO TORTURA NUNCA MAIS-RJ vem veementemente repudiar a tese de doutorado de Hugo Studart Em algum lugar das selvas Amazônicas: as memórias dos guerrilheiros do Araguaia (1966-1974), que foi adaptada para livro sob o título Borboletas e Lobisomens: vidas, sonhos e mortes dos Guerrilheiros do Araguaia. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2018.
        O autor é filho do tenente-coronel-aviador Jonas Alves Corrêa que “era o de chefe da Seção de Operações do CISA em Brasília durante a repressão no Araguaia. A partir de 1968, passou a organizar as redes de informantes, treinou civis e militares em operações de inteligência. Era especialista em recrutar militantes das organizações de luta armada, para infiltrar agentes, principalmente na região Centro-Oeste.” (STUDART, 2018, pp. 628, 629)
        Esta tese de doutorado, baseada em relatos dos militares e dos camponeses que serviram de apoio a estes nas ações de extermínio das guerrilheiras e dos guerrilheiros, é recheada de insinuações misóginas, ofensivas e caluniosas. As guerrilheiras são apresentadas como mulheres frágeis, possivelmente delatoras, amantes dos seus algozes e incapazes de pensar criticamente o seu papel revolucionário no contexto histórico da Guerrilha do Araguaia.
        Relatos preconceituosos sobre a vida sexual dos guerrilheiros também estão presentes neste trabalho, afirma em seu livro que: “… havia um problema naquele grupo revolucionário. Eram quase sessenta homens jovens para dezoito mulheres, numa relação de três para uma”. (Idem, p.281)
        Outra de suas declarações, cuja comprovação baseia-se apenas nos relatos dos militares, não identificando os seus verdadeiros nomes, é a de que “(…) todos os guerrilheiros do Araguaia presos, absolutamente todos, prestaram algum tipo de informação aos militares”. (Idem, p. 463)
        O autor afirma, ainda, sem nenhuma comprovação, que sete destes guerrilheiros, desaparecidos há aproximadamente 45 anos, estão vivos. Teriam se arrependido e mudado de identidade. Este fato está causando imensa indignação e transtornos emocionais para os familiares que dedicam toda a sua vida na busca das circunstâncias das mortes e na identificação de seus entes queridos. Isto representa um novo golpe à memória destes militantes e de seus familiares.
        O GTNM-RJ que, desde a sua fundação, em 1985, sempre lutou pela memória, verdade e justiça, interroga: como uma tese com tantas incongruências encontra acolhida dentro do ambiente acadêmico? Espanta-nos o fato desta tese ter sido premiada na UnB e ter concorrido ao Prêmio Capes de Tese de História.
        Há tempos denunciamos este autor. Em nosso jornal (05 de agosto de 2009), sob título “FARSA HISTÓRICA?” já havíamos apontado que “em seu livro A Lei da Selva (Geração Editorial, 2006) – produto de sua dissertação de mestrado defendida, em 2005, também na UnB – deixa claro o acordo que fez para manter o anonimato dos militares que participaram diretamente dos crimes cometidos na região do Araguaia contra os guerrilheiros e a população local.
        Finalmente, nossa última denúncia refere-se aos agradecimentos contidos nesta tese de doutorado e reproduzidos no livro, em particular, a Nelson Jobim “que, na condição de ministro da Defesa, autorizou ao autor o acesso aos arquivos secretos do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI) como também aos arquivos do Serviço de Inteligência Militar” (Idem, p. 8).
        Reafirmamos a nossa luta, de mais de três décadas, pela abertura de todos os arquivos da ditadura civil-militar, bem como a localização e a identificação dos corpos dos desaparecidos da Guerrilha do Araguaia e de todos os demais desaparecidos como está determinado na Sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA (2010).
        Continuamos a nossa luta contra o esquecimento, contra o sigilo, contra as insanas memórias construídas com a exclusiva finalidade de destruir a luta daqueles que queriam construir um país mais justo e igualitário.
Convidamos as nossas parceiras e parceiros, a todas e todos implicadas e implicados com a defesa dos Direitos Humanos em nosso país, a fazermos um escracho no lançamento do livro Borboletas e Lobisomens, no Rio de Janeiro, na frente da livraria Argumento, no dia 14 de agosto, terça-feira, às 18h. Rua Dias Ferreira, 417, no Leblon.

Para maiores informações:                             
Rio de Janeiro, 8 de agosto de 2018.
Pela Vida, Pela Paz
Tortura Nunca Mais!


- Texto reproduzido/Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário