"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

domingo, 12 de dezembro de 2021

COMPANHEIRO PELÉ, PRESENTE NA LUTA! HOJE E SEMPRE!

"LCP: 'COMPANHEIRO PELÉ, PRESENTE NA LUTA!'

      Reproduzimos a nota emitida pela Comissão Nacional das Ligas de Camponeses Pobres em 9 de dezembro, a respeito do falecimento de um dos fundadores da LCP de Rondônia, o companheiro Pelé. 

    Faleceu aos 52 anos, na noite da última quarta-feira, 08 de dezembro de 2021, nosso companheiro Pelé, o camponês nascido na Bahia José Fonseca de Araújo. Ele sofria de diabetes e problemas cardíacos. Com o apoio do Socorro Popular já havia feito, há alguns anos, uma cirurgia que lhe salvou em uma situação crítica. Difícil para quem o conhecia imaginar que lutava contra tantas adversidades de saúde. Em qualquer hora, em qualquer lugar, sob qualquer tempo, dormindo sob um barraco de lona ou em algum lugar um pouco melhor, onde as massas clamassem o apoio da Liga na secular luta pela terra o Pelé estava.

    Alegre, otimista, apontando um caminho, fazendo reuniões, puxando palavras de ordem, animando os desanimados, confortando e acolhendo aqueles com mais dificuldades, Pelé sabia identificar o que era uma contradição no seio do povo de uma contradição entre o povo e seus inimigos. Se uma ou outra vez, por seu bom coração, errou na mão, nunca se furtou de analisar o problema com humildade. Aliás, humildade era o que sobrava àquele “homenzarrão” fisicamente grande, voz segura, corajoso, que sempre cobrava dos companheiros, em nossas avaliações, que falassem olhando nos olhos das massas.

    Pelé não se intimidava em nenhuma situação. Nas incontáveis vezes em que, atendendo aos camponeses, participava de audiências em órgãos públicos, colocava em seus devidos lugares as “autoridades” escaladas para ludibriar, amaciar ou intimidar as massas. Por isso em uma ocasião, no Pará, o Ouvidor dos latifundiários Gersino José Filho fez questão de identifica-lo. Não foi uma brincadeira, era para avisar aos latifundiários, policiais e pistoleiros, o perigo que representava para eles aquele “Negão” da LIGA junto com as massas naquela região. E por quantas regiões o Pelé passou nesse Brasil... Sem nunca esquecer Rondônia, onde começou. (...)“

- LER MAIS/ACESSE: https://anovademocracia.com.br/noticias/16903-lcp-companheiro-pele-presente-na-luta

- LEIA TAMBÉM/ACESSE (TODA NOSSA SOLIDARIEDADE ÀS VÍTIMAS DO LATIFÚNDIO EM RONDÔNIA, AOS SEUS COMPANHEIROS E FAMILIARES): https://institutohelenagreco.blogspot.com/2016/03/toda-nossa-solidariedade-as-vitimas-do.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário